Leia também:
X O insano Grupo B do Rally

A mente e o tempo

“De fato, mil anos para ti são como o dia de ontem que passou, como as horas da noite”. Salmo 90:4

Daniel Camaforte - 01/11/2017 13h20

Aproveite o seu tempo e deixe uma história significativa para trás Foto: Pixabay

Gosto de conceitualizações, pois elas permitem uma precisão necessária sobre o óbvio não tão óbvio assim.

Vejamos por exemplo, o conceito de tempo, que pode ser definido como aquilo que pode ser mensurado em termos de um período durante uma ação. Pode ser também um processo ou condição em que se considerou os termos de sua duração e existência, ou ainda um “continuum não espacial” que é medido a partir dos eventos que sucedem uns aos outros, a que podemos chamar de história, construindo os derivativos passado, presente e futuro.

O tempo também pode ser referido como “aquela” ocasião, oportunidade ou “atmosfera” ideológico-científica que influencia o pensamento corrente de uma era, como o “zeigeist”, ou “espírito de época. É o caso da chamada pós-modernidade que alguns afirmam que vivemos; “o melhor e o pios dos tempos” como quer Rubem Amorese. Poderíamos acrescentar as eras geológicas e não podemos de deixar de falar da eternidade, esse tempo que existe desde sempre e que infinitamente será.

Ora, estamos todos presos no tempo-espaço, essa dualidade inescapável comum a todos os humanos e as coisas criadas. Nosso cérebro, essa pequena caixa formada por uma massa cinzenta de latíssima complexidade que interage entre os seus circuitos, células, estruturas de apoio que são o aparato, digamos, “mecânico” que possibilita a existência, também da forma ao que entendemos por mente, cognição, ou mentalidade, pensamento, emoção… que nos introduz ao mundo das sensações, do que é subjetivo e absolutamente peculiar, uma vez que somos literalmente a soma de nossas memórias.

O tempo afeta profundamente nossa psique, pois os eventos da vida acontecem numa cadência implacável, dia após dia, nos empurrando para o fim desta vida. Deus, no entanto, não está circunscrito ou preso aos limites do tempo-espaço que, muito embora para nós, eterno e infinito, para Ele é algo completamente diferente das categorias com as quais lidamos com a realidade. Assim Deus está fora desta nossa dimensão tempo-espaço e ao mesmo tempo (veja aí a palavra em outro contexto-significado), dentro dele e fora dele. Deus vê o tempo e literalmente o tem nas palmas de suas mãos: passado, presente e futuro. Este pequeno segundo cósmico que chamamos vida passa numa rapidez absurda e Deus se ri dos que se proclamam fortes e poderosos, dos que se autoafirmam como sábios, dos que o desconsideram como Deus e tem misericórdia dos que em pouco tempo, já não existirão.

Na verdade o tempo é uma ilusão de que o temos. Uma leve pincelada de compreensão de que ele nos foi dado por graça, pois o tempo, assim como todas as coisas, está nas mãos de Deus, o Criador de tudo e todos. Assim, com o passar do tempo, nossa psique a partir de uma espiritualidade saudável e alicerçada na fé nos prepara para o último fôlego, sabendo que a verdadeira vida ainda está por começar com Ele na eternidade.

Enquanto isso, aproveite o seu tempo e deixe uma história significativa para trás, pois como sabemos, o tempo voa…

 

Daniel Camaforte é psicólogo clínico, terapeuta cognitivo comportamental, escritor, palestrante e conferencista internacional, especializado em dependência química pelo PUC-Rio com extensão em Neurociências pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Dirige o CCH – Centro de Cuidado Humano.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.

Leia também: