Leia também:
X Míriam Leitão faz críticas ao governo e é atacada por lulistas

Zanin: Conheça o ex-advogado de Lula indicado ao STF

Além de ser advogado de defesa na Lava Jato, ele é cofundador de um instituto que estuda sobre o uso indevido e o abuso da lei para fins políticos e militares

Pleno.News - 01/06/2023 21h22 | atualizado em 02/06/2023 11h00

Cristiano Zanin, advogado de Lula Foto: EFE/David Fernández

O advogado Cristiano Zanin Martins, 47 anos, foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocupar a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) após a aposentadoria de Ricardo Lewandowski.

Zanin é advogado criminalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999. Ele desenvolveu sua carreira atuando como especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais.

Como advogado de Lula, ele atuou para conseguir a anulação das condenações do petista em decorrência da Operação Lava Jato.

Enquanto representava o petista, Zanin levou o caso para a Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas, levando-a a entender que o então ex-presidente foi preso ilegalmente com o objetivo de impedi-lo de disputar as eleições de 2018.

Além de sua atuação na Lava Jato, o advogado é cofundador o Instituto Lawfare que tem como objetivo produzir conteúdo científico e analisar casos que envolvem o fenômeno. Para quem não sabe, Lawfare se refere ao uso indevido e o abuso da lei para fins políticos e militares.

Leia também1 Mais um do PL: Juiz condena Marinho à perda do mandato
2 Marcos do Val pede a convocação de Moraes na CPMI
3 Dora Kramer cobra governo por agressão contra Delis Ortiz
4 General Motors vai paralisar fábrica de São José dos Campos
5 ONG contra CPI do MST recebeu dinheiro de George Soros

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.