Leia também:
X PSOL terá que devolver dinheiro ao Tesouro por irregularidades

William Bonner faz mea-culpa e se retrata por “erro” em notícia da guerra

Noticiário exibiu informação equivocada sobre a Rússia

Monique Mello - 25/03/2022 18h10 | atualizado em 25/03/2022 19h12

William Bonner admite erro em reportagem sobre a guerra Foto: Reprodução/TV Globo

William Bonner fez uma mea-culpa no Jornal Nacional, admitindo erro em uma matéria sobre a Rússia na edição do dia 25 de fevereiro, segundo dia da guerra contra a Ucrânia. Moradores da capital ucraniana registraram o momento em que um tanque de guerra atropelou o carro de um civil. As gravações viralizaram nas redes sociais.

No entanto, não havia a confirmação sobre qual nação pertencia o tanque. Na edição do JN foi informado que se tratava de um tanque russo.

– No início da invasão, no dia 25 de fevereiro, o Jornal Nacional publicou imagens emblemáticas: um tanque que mudou de rota e esmagou um carro. Na escala da manchete daquela edição, dissemos que um tanque russo cometeu uma covardia brutal. E essa afirmação não tinha base suficientemente solida para ser feita. Foi um erro – esclareceu William Bonner, na edição de 21 de março, última segunda-feira.

Tanque de guerra atropela carro e deixa motorista fica ferido Foto: Reprodução/Vídeo Twitter

O âncora também reconheceu que a retratação foi um tanto tardia, 24 dias depois da reportagem.

– Passados 24 dias, todo o esforço exaustivo da imprensa resultou numa certeza: não é possível afirmar se o tanque estava sendo conduzido por russo ou ucranianos. Por isso, e em respeito ao trabalho correto e dificílimo dos nossos colegas da Globo, é preciso fazer esse esclarecimento, ainda que tardio, com nosso pedido sincero de desculpas. O Jornal Nacional vai estar ainda mais atento em nossas apurações – acrescentou.

Uma checagem feita pelo Observers, do veículo France24, encontrou indicações de que o tanque seria do Exército ucraniano, do modelo Strela-10, que dispara mísseis antiaéreos. O tanque não tem a letra Z que tem caracterizado veículos russos.

Dois especialistas ouvidos pelo jornal americano USA Today também identificaram o tanque como sendo do modelo Strela-10, mas disseram também que este veículo militar é usado tanto pela Ucrânia, quanto pela Rússia. Sendo assim, a origem do veículo segue desconhecida.

Leia também1 Lula quer desculpas da Globo "no Jornal Nacional pelo Bonner"
2 2012: Jornal Nacional apontava abandono das obras do São Francisco
3 Galvão Bueno se despedirá da TV Globo, após 41 anos
4 Briga nos bastidores faz Globo suspender Conversa com Bial
5 Douglas Souza se aposenta da Seleção por "saúde mental"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.