Leia também:
X Haddad diz que não pensa em sucessão de Lula em 2026

Viúva de Pelé abdica do posto de inventariante da herança

Edinho, filho do craque, assume a função

Pleno.News - 11/03/2023 13h08 | atualizado em 13/03/2023 14h10

Márcia Aoki, esposa do Rei Pelé, no velório Foto: Eduardo Martins / AgNews

A viúva de Pelé, Márcia Aoki, decidiu não ser a inventariante da herança deixada pelo marido, morto em 29 de dezembro em decorrência de um câncer no cólon. A administração ficará com o ex-goleiro e técnico Edinho, um dos filhos do Rei do Futebol.

O advogado de Márcia, Luiz Kignel, confirmou a decisão da cliente, que tinha até esta sexta-feira (10) para definir a situação.

– [Ela] atendeu ao pedido dos filhos que indicaram Edinho para a função. Ainda que ela tivesse a prerrogativa de ser inventariante, Márcia preferiu atender ao pedido dos filhos dentro da construção da melhor relação entre os herdeiros – disse Kignel.

E completou:

– Márcia quer, acima de tudo, preservar o nome e a memória do Pelé e, portanto, teve essa decisão como demonstração de colaboração junto aos filhos de Pelé.

Inventariante é aquela pessoa incumbida de administrar o espólio enquanto não se julga a partilha e não são atribuídas as partes pertinentes aos herdeiros ou legatários, no caso, da herança deixada por Pelé estimada em R$ 78 milhões.

Edinho pediu para administrar a herança de Pelé assim que o inventário foi aberto, argumentando estar em posse de bens do inventariado. A juíza Suzana Pereira da Silva, da 2ª Vara de Família e Sucessões de Santos, negou o pedido alegando que Márcia seria a primeira pessoa na ordem de nomeação legal e precisava ser consultada.

Márcia se casou com Pelé em 2016, quando o Rei já tinha 75 anos. De acordo com o Código Civil brasileiro, todas as pessoas acima de 70 anos devem se casar com separação de bens. No testamento, assinado em 2020, a lenda da Seleção Brasileira e do Santos destina 30% de todos os seus bens a Márcia – incluindo uma casa em Guarujá -, 60% a serem divididos para os seis filhos e outros 10% para dois netos, filhos da sua filha Sandra Regina, morta em 2006, e que ele nunca reconheceu.

Com 56 anos, Márcia era a terceira mulher do atleta e o namorava desde 2010. Ela, que atualmente trabalha em uma empresa de importação de suplementos médicos, conheceu Pelé enquanto estudava administração em Nova Iorque, Estados Unidos, na década de 80. Ela é de Penápolis, interior de São Paulo.

Segundo a revista Forbes, a fortuna de Pelé é estimada em U$ 15 milhões (R$ 78,1 milhões na cotação atual). No entanto, apenas após os ritos legais será possível descobrir o valor do montante A partilha será decidida na 2ª Vara da Família e Sucessões do Foro de Santos.

Antes de Márcia, Pelé havia sido casado duas vezes: com Rosimeri Cholbi e com a cantora gospel Assíria Nascimento.

Edinho, de 52 anos, Jennifer, 43, e Kely, 54, são os filhos que Pelé teve com Rosemeri. Os gêmeos Celeste e Joshua, de 26 anos, são frutos da relação dele com Assíria. Sandra foi fruto de uma relação rápida que o Rei teve com Anísia Machado, em 1966. O reconhecimento da paternidade se deu anos depois por meio de exame de DNA. Flávia Cristina é filha de Lenita Kurtz, que se relacionou com Pelé em 1969.

*AE

Leia também1 Em testamento, Pelé deixou 30% dos bens para viúva, Márcia Aoki
2 Viúva de Pelé fala da perda pela primeira vez: "É muito difícil"
3 No Catar, Neymar passa por cirurgia no tornozelo direito
4 Comentário de atriz em defesa do aborto causa polêmica
5 Papa afirma que Nicarágua é uma ditadura grosseira

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.