Vício em apostas online é uma pandemia, diz ministra da saúde
Beneficiários do Bolsa Família já gastaram cerca de R$ 3 bilhões em apostas
Pleno.News - 27/09/2024 16h25 | atualizado em 27/09/2024 17h53

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou, nesta sexta-feira (27), que o vício em apostas online, conhecidas como bets, é uma “pandemia”.
– É uma pandemia, guardada a questão da gravidade. Isso precisa ser trabalhado na saúde. A consequência é grave do ponto de vista da dependência – declarou.
Nísia defendeu que o problema seja enfrentado com o mesmo vigor com que se encarou o tabagismo.
– É muito importante a regulação. É muito importante olhar para a publicidade. É colocar na mesma gravidade do que o Brasil fez em relação ao tabaco. Porque é um vício e é facilitado pela velocidade, pela rapidez com que a pessoa entra nesse ciclo tão danoso que tem causado problemas de saúde mental sérios, que tem impactado tantas famílias e também crianças e jovens – argumentou.
A declaração da ministra foi dada após o evento de lançamento da Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos. Segundo ela, há um grupo de trabalho elaborando medidas para combater o abuso de bets. O vício em apostas tem provocado problemas de saúde e leva adolescentes a se endividarem com agiotas.
Segundo o Banco Central, somente no mês de agosto, beneficiários do Bolsa Família transferiram cerca de R$ 3 bilhões via Pix para empresas de aposta.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a pasta desenvolverá um sistema de controle para evitar que usuários utilizem cartão de crédito para apostar. A Fazenda também pretende monitorar CPFs para observar possível uso abusivo dessas plataformas.
*AE
Leia também1 CPI do Jogo do Tigrinho quer ouvir Deolane e Gusttavo Lima
2 Deputado do PT quer proibir uso do Bolsa Família em apostas
3 Haddad fala sobre bets e diz que elas têm que pagar impostos
4 Projeto proíbe publicidade de apostas esportivas e jogos online
5 Entenda como Gusttavo Lima e Deolane viraram alvos da polícia



















