Leia também:
X STF rejeita pedido e mantém Antonio Palocci preso

Veja porque secadores de mão podem ser vilões da saúde

Apesar de sustentável, objeto comum em banheiros públicos deve ser evitado

Gabriela Doria - 12/04/2018 17h27 | atualizado em 13/04/2018 19h27

Muito comuns em banheiros de shoppings, os secadores de mão se tornaram uma opção sustentável e econômica se comparados às toalhas de papel. No entanto, um estudo científico revelou que o utensílio é responsável por espalhar partículas de fezes no ambiente, principalmente nas mãos das pessoas.

Secador de mão espalha partículas de fezes pelo ambiente Foto: Reprodução Youtube

A pesquisa, coordenada pela Sociedade Americana de Microbiologia, foi publicada na revista científica Applied and Environmental Microbiology. Os testes levaram em consideração amostras de ar colhidas em secadores de mão de banheiros públicos da Universidade de Connecticut, nos Estados.

Os resultado do estudo apontaram que o início da contaminação acontece quando as pessoas dão descarga com a tampa do vaso sanitário aberta. A partir daí, partículas fecais são lançadas pelo ambiente. Ao ligar o secador, o objeto suga o ar do banheiro, e o expele nas mãos do usuário, agora já aquecido.

Foram utilizadas três formas de coletar o ar expelido pelo secador. Na primeira, placas de teste foram expostas ao secador por cerca de 30 segundos. Elas chegaram a abrigar até 60 colônias de bactérias. Já as placas que ficaram expostas apenas ao ambiente, sem os secadores ligados, foram contaminadas por, no máximo, uma colônia de bactérias. A terceira amostra coletada ficou em contato, por 20 minutos, com um banheiro onde havia um pequeno ventilador. Esta amostra tinha, em média, de 12 a 15 colônias de bactérias.

Uma solução para este problema seria a instalação de secadores de mão com filtros que poderiam reduzir a quantidade de bactérias expelidas. No entanto, testes com estes aparelhos já foram feitos e o número e ainda assim foram coletadas um número considerável de colônias de bactérias.

– Esses resultados indicam que muitos tipos de bactéria, incluindo potenciais patógenos e esporos, estruturas produzidas por bactérias, podem ser lançadas nas mãos das pessoas por secadores de banheiro. Esporos também podem ser espalhados entre prédios e lançados nas mãos das pessoas pelos secadores – diz um trecho do estudo.

Portanto, na dúvida, recorra às tradicionais toalhas de papel.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.