Leia também:
X Polícia prende empresários por sonegarem R$ 12 milhões

Veja o que aconteceu nestes 90 dias em que Lula está preso

Idas e vindas do STF, comentarista da Copa e pré-candidatura marcaram o período

Camille Dornelles - 06/07/2018 09h01

Nesta sexta-feira (6), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa exatos 90 dias preso. Ele foi condenado a 12 anos e um mês de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção passiva no processo relativo ao tríplex do Guarujá, em São Paulo.

E o nome de Lula continua ainda com frequência no noticiário. Para ajudá-lo a recordar o que aconteceu nestes três meses, o Pleno.News preparou uma lista.

TERCEIRO MÊS (7/6 a 6/7)
PT lança pré-candidatura de Lula, preso, à Presidência
No dia 8 de junho, o Partido dos Trabalhadores (PT) lançou a pré-candidatura de Lula à Presidência da República em um evento com Dilma Rousseff e Fernando Haddad.

Vaticano esclarece que papa não mandou terço a Lula
Uma das histórias envolvendo Lula neste mês foi sobre um terço que teria sido enviado a ele pelo papa Francisco. De acordo com o Vaticano, as informações dadas pelo movimento Lula Livre eram falsas e o presente não foi enviado pelo pontífice.

Lula busca permissão para fazer vídeo da prisão para campanhas eleitorais
O ex-presidente, agora pré-candidato, entra com um pedido na Justiça Federal para receber autorização para gravar campanhas eleitorais da prisão. A regalia nunca foi concedida a um preso.

Lula se torna comentarista da Copa do Mundo
O ex-presidente preso enviou comentários para serem lidos durante o programa Papo com Zé Trajano, do jornalista José Trajano. A parceria, no entanto, durou apenas uma semana. Lula alegou que desistiu por ser pré-candidato.

Alexandre de Moraes nega pedido de liberdade de Lula
Após o pedido de liberdade de Lula ser negado duas vezes pelo Supremo Tribunal Federal (STF), houve um sorteio para decidir quem iria assumir o caso. O ministro Alexandre de Moraes foi sorteado e decidiu negar o pedido.

O TRF-4 negou o pedido de Ciro Gomes para visitar o ex-presidente Lula Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula

SEGUNDO MÊS (7/5 a 6/6)
Preso, Lula recebe visita de polêmico ex-sacerdote
Pouco depois do primeiro mês preso, o ex-presidente começou a receber visitas do teólogo Leonardo Boff. Ele passará a conceder uma assistência espiritual a Lula. Na ocasião, ele chegou a dizer que o petista estava muito bem.

TSE nega pedido do PT para ter representante de Lula
O PT ainda considera o ex-presidente como candidato do partido à Presidência nas eleições deste ano. E por causa disso, pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que Lula tivesse um representante seu nas entrevistas. No entanto, o pedido foi negado.

Comitê da ONU rejeita pedido de Lula para sair da prisão
O Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas rejeitou um pedido apresentado pela defesa do ex-presidente para que fosse dada uma decisão contra sua prisão.

Padre se desculpa após pedir libertação de Lula em missa
O reitor do Santuário Nacional Aparecida, padre João Batista de Almeida, teve que se desculpar após realizar uma missa pela libertação do ex-presidente Lula. Ele foi muito criticado nas redes sociais e chegou a ser chamado de comunista.

Desembargador mantém benefícios de Lula na prisão
Após um juiz de primeira instância retirar os benefícios que Lula tem como ex-presidente, um desembargador resolveu devolvê-los ao petista por eles serem prerrogativas previstas em lei.

Defesa de Lula recorreu para que o ex-presidente pudesse reaver seus benefícios Foto: EFE/Marcelo Chello

PRIMEIRO MÊS (7/4 a 6/5)
Invasão do tríplex
Como forma de protesto pela prisão do ex-presidente, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e da Frente Povo Sem Medo invadiram o tríplex atribuído a Lula no Guarujá. Após algumas horas, o grupo negociou com a Polícia Militar e deixou o prédio.

PF pede transferência de Lula
Citando os custos necessários para manter o ex-presidente preso e os problemas gerados para rotina dos funcionários, a Polícia Federal (PF) pediu autorização para a transferência de Lula para outro lugar. Segundo a corporação, o gasto para manter o ex-presidente na Superintendência chegariam a R$ 300 mil mensais.

STF retira trechos de delação sobre Lula de Moro
Em uma decisão contestada, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu retirar trechos da delação da Odebrecht relativos a outro processo de Lula das mãos do juiz federal Sérgio Moro.

PGR denuncia Lula e outros petistas
A Procuradoria-Geral da República enviou uma nova denúncia ao STF envolvendo o nome de Lula. Além dele, a senadora Gleisi Hoffmann e os ex-ministros Antônio Palocci e Paulo Bernardo, e o empresário Marcelo Odebrecht também aparecem na peça.

Ministro do STF nega pedido para retirar caso sobre Lula de Moro
O ministro do STF, Dias Toffoli, negou um pedido da defesa do ex-presidente e manteve o processo relativo ao sítio em Atibaia, em São Paulo, com o juiz federal Sérgio Moro.

Leia também1 Bolsonaro e Lula foram os candidatos mais pesquisados
2 Defesa de Lula quer que caso saia das mãos de Edson Fachin
3 Pastor petista faz visita a Lula e diz que ele sofre perseguição

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.