Veja o que aconteceu nestes 60 dias em que Lula está preso
Ex-presidente se entregou à PF no dia 7 de abril para cumprir sua pena de 12 anos e 1 mês de prisão
Henrique Gimenes - 06/06/2018 21h42 | atualizado em 05/07/2018 13h00
Nesta quarta-feira (6), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa exatos 60 dias preso. Ele foi condenado a 12 anos e um mês de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção passiva no processo relativo ao tríplex do Guarujá, em São Paulo.
E o nome de Lula continua ainda com frequência no noticiário. Para ajudá-lo a recordar o que aconteceu nestes dois meses, o Pleno.News preparou uma lista.
- Segundo mês (De 7/5 a 6/6):
1. Preso, Lula recebe visita de polêmico ex-sacerdote
Pouco depois do primeiro mês preso, o ex-presidente começou a receber visitas do teólogo Leonardo Boff. Ele passará a conceder uma assistência espiritual a Lula. Na ocasião, ele chegou a dizer que o petista estava muito bem.
2. Juíza autoriza instalação de esteira na cela de Lula
A juíza federal Carolina Moura Lebbos autorizou que uma esteira ergométrica fosse instalada na cela do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Curitiba, no Paraná. Ela declarou que a idade do condenado e seu relatório médico foram levados em conta.
3. TSE nega pedido do PT para ter representante de Lula
O PT ainda considera o ex-presidente como candidato do partido à Presidência nas eleições deste ano. E por causa disso, pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que Lula tivesse um representante seu nas entrevistas. No entanto, o pedido foi negado.
4. Tríplex que seria de Lula é vendido por R$ 2,2 milhões
O tríplex no Garujá, em São Paulo, pelo qual Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão, foi colocado em um leilão. No último dia, o imóvel recebeu um lance e acabou sendo vendido.
5. Defesa de Lula quer trechos de delação da J&F longe de Moro
A Defesa do ex-presidente segue tentando sair das mãos do juiz federal Sérgio Moro e um dos pedidos realizados neste período foi para que trechos da delação da J&F que citassem o nome de Lula não fossem enviados a Curitiba.
6. Comitê da ONU rejeita pedido de Lula para sair da prisão
O Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas rejeitou um pedido apresentado pela defesa do ex-presidente para que fosse dada uma decisão contra sua prisão.
7. Padre se desculpa após pedir libertação de Lula em missa
O reitor do Santuário Nacional Aparecida, padre João Batista de Almeida, teve que se desculpar após realizar uma missa pela libertação do ex-presidente Lula. Ele foi muito criticado nas redes sociais e chegou a ser chamado de comunista.
8. Desembargador mantém benefícios de Lula na prisão
Após um juiz de primeira instância retirar os benefícios que Lula tem como ex-presidente, um desembargador resolveu devolvê-los ao petista por eles serem prerrogativas previstas em lei.
9. Lula depõe como testemunha de defesa de Sérgio Cabral
O ex-presidente depôs como testemunha de defesa do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, em um processo relacionado à compra de votos para a escolha do Rio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Lula falou por meio de videoconferência.
10. Lula tenta mais uma vez conseguir liberdade no STF
Em uma ação cada vez mais recorrente, a defesa do ex-presidente entrou com um novo pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar conseguir a liberdade de Lula. O ministro Edson Fachin ainda não analisou o pedido.
- Primeiro mês (De 7/4 a 6/5):
1. Políticos do PT colocam Lula em seus nomes
Após a prisão do ex-presidente, uma das primeiras iniciativas de políticos do PT foi a inclusão de Lula em seus nomes parlamentares. A medida gerou reação da oposição, que decidiu incluir Moro e Bolsonaro em seu nomes.
2. Invasão do tríplex
Como forma de protesto pela prisão do ex-presidente, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e da Frente Povo Sem Medo invadiram o tríplex atribuído a Lula no Guarujá. Após algumas horas, o grupo negociou com a Polícia Militar e deixou o prédio.
3. Itens pessoais furtados
Exatos dez dias após o ex-presidente se entregar, a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, informou que alguns objetos pessoais de Lula haviam sido furtados. Entre eles o o passaporte, algumas roupas e o talão de cheques
4. Presidente do PT pede apoio de árabes
Em um vídeo gravado para a Al Jazeera, a maior emissora árabe, Gleisi Hoffmann disse que o ex-presidente Lula é um preso político. As declarações geraram reclamações de políticos contrários ao ex-presidente.
5. PF pede transferência de Lula
Citando os custos necessários para manter o ex-presidente preso e os problemas gerados para rotina dos funcionários, a Polícia Federal (PF) pediu autorização para a transferência de Lula para outro lugar. Segundo a corporação, o gasto para manter o ex-presidente na Superintendência chegariam a R$ 300 mil mensais.
6. STF retira trechos de delação sobre Lula de Moro
Em uma decisão contestada, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu retirar trechos da delação da Odebrecht relativos a outro processo de Lula das mãos do juiz federal Sérgio Moro.
7. Lula pede desbloqueio de seus bens
A defesa do ex-presidente pediu ao ao juiz federal Sérgio Moro que os bens de Lula fossem desbloqueados. Segundo os advogados, o confisco estaria impedindo o pagamento de sua defesa e sua “subsistência”.
8. PGR denuncia Lula e outros petistas
A Procuradoria-Geral da República enviou uma nova denúncia ao STF envolvendo o nome de Lula. Além dele, a senadora Gleisi Hoffmann e os ex-ministros Antônio Palocci e Paulo Bernardo e o empresário Marcelo Odebrecht também aparecem na peça.
9. Ministro do STF nega pedido para retirar caso sobre Lula de Moro
O ministro do STF, Dias Toffoli, negou um pedido da defesa do ex-presidente e manteve o processo relativo ao sítio em Atibaia, em São Paulo, com o juiz federal Sérgio Moro.
10. Lula reclama da programação da televisão
Perto de completar um mês preso, a Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo afirmou que Lula não aguentava mais ver tanto programa religioso e também estaria e recusado a assistir aos jornais.
Leia também1 Em nova pesquisa, Bolsonaro lidera nos dois turnos
2 Veja os pré-candidatos à Presidência da República