Veja o que aconteceu nestes 30 dias em que Lula está preso
Ex-presidente cumpre pena de 12 anos e um mês por lavagem de dinheiro e corrupção passiva
Henrique Gimenes - 07/05/2018 13h08 | atualizado em 05/07/2018 13h00
Nesta segunda-feira (7) completa exatos 30 dias que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preso. Ele foi condenado a 12 anos e um mês de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção passiva no processo relativo ao tríplex do Guarujá, em São Paulo.
Muita coisa coisa relacionada ao ex-presidente já aconteceu neste mês desde que o juiz federal Sérgio Moro deu o prazo para que Lula se apresentasse à Polícia Federal. Para ajudá-lo a recordar o que aconteceu no período, o Pleno.News preparou uma lista .
1. Políticos do PT colocam Lula em seus nomes
Após a prisão do ex-presidente, uma das primeiras iniciativas de políticos do PT foi a inclusão de Lula em seus nomes parlamentares. A medida gerou reação da oposição, que decidiu incluir Moro e Bolsonaro em seu nomes.
2. Invasão do tríplex
Como forma de protesto pela prisão do ex-presidente, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e da Frente Povo Sem Medo invadiram o tríplex atribuído a Lula no Guarujá. Após algumas horas, o grupo negociou com a Polícia Militar e deixou o prédio.
3. Itens pessoais furtados
Exatos dez dias após o ex-presidente se entregar, a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, informou que alguns objetos pessoais de Lula haviam sido furtados. Entre eles o o passaporte, algumas roupas e o talão de cheques
4. Presidente do PT pede apoio de árabes
Em um vídeo gravado para a Al Jazeera, a maior emissora árabe, Gleisi Hoffmann disse que o ex-presidente Lula é um preso político. As declarações geraram reclamações de políticos contrários ao ex-presidente.
5. PF pede transferência de Lula
Citando os custos necessários para manter o ex-presidente preso e os problemas gerados para rotina dos funcionários, a Polícia Federal (PF) pediu autorização para a transferência de Lula para outro lugar. Segundo a corporação, o gasto para manter o ex-presidente na Superintendência chegariam a R$ 300 mil mensais.
6. STF retira trechos de delação sobre Lula de Moro
Em uma decisão contestada, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu retirar trechos da delação da Odebrecht relativos a outro processo de Lula das mãos do juiz federal Sérgio Moro.
7. Lula pede desbloqueio de seus bens
A defesa do ex-presidente pediu ao ao juiz federal Sérgio Moro que os bens de Lula fossem desbloqueados. Segundo os advogados, o confisco estaria impedindo o pagamento de sua defesa e sua “subsistência”.
8. PGR denuncia Lula e outros petistas
A Procuradoria-Geral da República enviou uma nova denúncia ao STF envolvendo o nome de Lula. Além dele, a senadora Gleisi Hoffmann e os ex-ministros Antônio Palocci e Paulo Bernardo e o empresário Marcelo Odebrecht também aparecem na peça.
9. Ministro do STF nega pedido para retirar caso sobre Lula de Moro
O ministro do STF, Dias Toffoli, negou um pedido da defesa do ex-presidente e manteve o processo relativo ao sítio em Atibaia, em São Paulo, com o juiz federal Sérgio Moro.
10. Lula reclama da programação da televisão
Perto de completar um mês preso, a Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo afirmou que Lula não aguentava mais ver tanto programa religioso e também estaria e recusado a assistir aos jornais.
Leia também1 TRF-4 nega pedido de Ciro Gomes para visitar Lula
2 Pesquisa aponta Bolsonaro em primeiro em cenário sem Lula