Leia também:
X Funcionária de hospital recusa vacina e recebe justa causa

Vacinas: Embaixador da China nega ‘retaliação’ ao Brasil

Yang Wanming garantiu que lotes de IFA serão liberados logo

Monique Mello - 16/05/2021 11h42 | atualizado em 16/05/2021 11h48

Embaixador chinês Yang Wanming está no Brasil desde 2018 Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

Yang Wanming, embaixador da China no Brasil, negou que existam “dificuldades diplomáticas” na liberação para o Brasil de lotes de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), insumos necessários para produzir os imunizantes Coronovac e Osford/AstraZeneca.

Após a interrupção da fabricação de vacinas no Brasil, justamente por falta desses insumos chineses, Aécio Neves (PSDB-MG), presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, conversou com Yang Wanming, que afirmou que o Brasil continua sendo uma prioridade para a China. De acordo com Aécio, o diplomata está tendo papel importante nas negociações da entrega de insumos para o país, se envolvendo pessoalmente na questão.

– As relações da China com o Brasil vão muito além de governos, são relações que existem há longo tempo – disse Wanming.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) tem mantido o discurso de que a interrupção na produção da Coronavac seria resultado de uma “retaliação” devido a declarações de autoridades do governo federal sobre a China.

– O embaixador nega que exista retaliação e afirmou que está envolvido pessoalmente com as autoridades chinesas para acelerar essas exportações o mais rapidamente possível e acredita que isso logo ocorrerá – relatou Aécio Neves em nota divulgada por sua assessoria, na sexta-feira (14).

O insumo a ser enviado ao Brasil já está pronto na fábrica da Sinovac, aguardando de exportação pelo governo chinês.

O embaixador alegou que atualmente a China vive pressão de outros países porque nesse momento “joga sozinha” em relação a vacinas, haja vista que os Estados Unidos e a União Europeia não estão realizando entrega de vacinas para países em desenvolvimento.

 

Leia também1 China: Série de tornados atinge Wuhan e Shengze e mata 12
2 Fiocruz suspende produção de vacinas por atraso da China
3 Cientistas não descartam origem da Covid em laboratório
4 Uruguai atinge o maior índice mundial de mortes por Covid-19
5 Pesquisadores encontram ponto fraco do novo coronavírus

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.