Leia também:
X A apoiadores, Bolsonaro volta a dizer que tem as Forças Armadas

Vacina vencida não faz mal, mas deve ser reaplicada, diz órgão

Sociedade de Imunizações apontou falta de dados sobre eficácia de imunizante fora da validade

Gabriela Doria - 02/07/2021 22h05 | atualizado em 03/07/2021 08h26

Vacinas vencidas não trazem risco, diz Sociedade Brasileira de Imunizações Foto: EFE/Jakub Gavlak

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) se manifestou, nesta sexta-feira (2), após o jornal Folha de S. Paulo afirmar que milhares de brasileiros receberam doses de vacina contra a Covid-19 vencidas. Segundo o órgão, o imunizante fora da validade não oferece perigos à saúde, mas é necessário tomar a vacina de novo.

– A administração de dose vencida não implica risco à saúde. No entanto, como não há certeza se pode haver prejuízo a eficácia, recomenda-se repetir a dose. Ainda não é possível afirmar se a dose adicional pode aumentar a possibilidade de eventos adversos – diz o pronunciamento.

O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 ressalta que imunizados com doses vencidas devem receber uma nova aplicação com ao menos 28 dias de diferença.

– As secretarias de Saúde e o Programa Nacional de Imunizações (PNI) devem apurar o ocorrido e verificar se as doses de fato foram aplicadas após o período estipulado ou se houve alguma inconsistência de informação – encerra a nota da SBIm.

LEIA A NOTA DA SBIm
Posicionamento da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) sobre a possibilidade de vacinas COVID-19 da AstraZeneca terem sido aplicadas fora do prazo de validade, conforme publicado pela Folha de S. Paulo nesta sexta-feira, 2 de julho.

– As secretarias de saúde e o Programa Nacional de Imunizações (PNI) devem apurar o ocorrido e verificar se as doses de fato foram aplicadas após o período estipulado ou se houve alguma inconsistência de informação.

– Caso o erro seja confirmado, todos os indivíduos que receberam as vacinas inadequadamente devem ser contatados para reaplicação, observando os 28 dias de intervalo mínimo previsto no `Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a COVID-19 (PNO).

– A administração de dose vencida não implica risco à saúde. No entanto, como não há certeza se pode haver prejuízo a eficácia, recomenda-se repetir a dose.

– Ainda não é possível afirmar se a dose adicional pode aumentar a possibilidade de eventos adversos.

Leia também1 No Brasil, 26 mil doses de vacina vencida foram aplicadas
2 Secretarias de saúde apuram registros de aplicação de vacina AstraZeneca vencida
3 Covid: AstraZeneca passa a ser a vacina mais utilizada no Brasil
4 Nenhuma dose de vacina vencida é repassada aos estados, diz ministério
5 CoronaVac tem menor eficácia contra variantes Gama e Alfa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.