Leia também:
X Recurso da AGU visa garantir posse de Cristiane Brasil

Vacina contra Febre amarela será fracionada na BA, RJ e SP

Com a medida, até quatro pessoas podem ser atendidas por cada dose nestes estados

Henrique Gimenes - 09/01/2018 15h09 | atualizado em 09/01/2018 15h44

Ministro da Saúde, Ricardo Barros, anuncia que Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo terão doses fracionadas da vacina contra febre amarela Foto: Agência Brasil/José Cruz

Nesta terça-feira (9), o Ministério da Saúde anunciou que os estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo irão fracionar as doses da vacina contra a febre amarela. Com a medida, em vez de atender apenas uma pessoa, cada aplicação poderá ser feita em quatro.

O governo, entretanto, planeja manter a dose inteira da vacina para grupos específicos, como crianças entre nove meses a 2 anos, pessoas com determinadas condições clínicas, gestantes e viajantes internacionais. De acordo com o Ministério, esses grupos encontram alguma dificuldade em obter resposta imunológica à vacina. No caso de viajantes, a medida é devido à falta de regulamentação internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A dose padrão da vacina corresponde a 0,5 ml, porém, de acordo com testes feitos pela Fiocruz, uma dose de 0,1 ml é suficiente para garantir imunidade contra a doença por um período de oito anos.

Desde julho do ano passado, já foram confirmados 11 casos de febre amarela no país. Oito em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Minas Geras e um no Distrito Federal. Outros 92 casos suspeitos ainda estão sendo investigados. Até o momento, já foram confirmados 358 casos da doença em animais.

O governo tem como meta vacinar 19,7 milhões de pessoas na Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Destes, 15 milhões de pessoas devem receber a dose fracionada e outras 4,7 milhões a dose padrão em um total de 75 municípios.

Leia também1 Prefeitura do Rio divulga orientações sobre Hepatite A
2 Australiana vítima de câncer deixa carta com 8 conselhos

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.