Ursal foi criada para ironizar a esquerda, diz socióloga
A professora Maria Lucia esclarece que o bloco nunca passou de ficção
Jade Nunes - 14/08/2018 13h27 | atualizado em 14/08/2018 15h39

Após o debate entre os presidenciáveis que aconteceu na Band, na última quinta-feira (9), o termo Ursal se tornou piada nas redes sociais. A União das Repúblicas Socialistas da América Latina foi citada por Cabo Daciolo (Patriota).
Apesar de ser levada a sério pelo candidato, socióloga e professora universitária aposentada Maria Lucia Victor Barbosa conta, à Folha de São Paulo, que inventou o termo como uma forma de crítica e que a Ursal não passa de ficção.
– Mas qual seria, me pergunto, essa tal integração no modelo Castro-Chávez-Lula? Quem sabe, a criação da União das Republiquetas Socialistas da América Latina (URSAL)? – questiona em tom de deboche.

A ideia surgiu em 2001, quando aconteceu um encontro do Foro de São Paulo em Havana e o então presidente Lula criticou a Alca (Área de Livre Comércio das Américas). Ele dizia que o projeto impediria a integração da América Latina.
Desde que a professora publicou um artigo na internet com o termo, a sigla se espalhou. Mas com algumas pessoas acreditando que se trataria de um bloco real.
– Todos éramos de esquerda (quando jovens), eu achava lindo o Fidel Castro. Aí, você me pergunta, “o que mudou então?”. Vou parafrasear Paulo Francis: eu era criança e cresci – declarou Maria Lucia à publicação.
Leia também1 Morre José Pimentel, "eterno" Jesus das peças de Páscoa
2 Daciolo faz jejum em monte e diz: "tentarão me matar"
3 Bolsonaro lamenta saída da Wal, acusada de ser 'fantasma'