Leia também:
X Tebet e Haddad terão de explicar questões econômicas na Câmara

Universidade de Santa Catarina concede honraria a Gilberto Gil

Aprovação veio duas semanas após Câmara de Florianópolis negar título de cidadão honorário ao cantor

Pleno.News - 29/03/2023 16h37 | atualizado em 29/03/2023 16h54

Gilberto Gil Foto: EFE/EPA/RICARDO CASTELO

O cantor e compositor baiano Gilberto Gil teve a concessão do título de doutor honoris causa aprovada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nesta terça-feira (28). A aprovação da honraria ocorreu duas semanas após a Câmara de Florianópolis (SC) negar o título de cidadão honorário ao artista – o mesmo havia ocorrido em 2020.

No último domingo (26), Gil se apresentou em evento comemorativo aos 350 anos da capital catarinense.

A aprovação do título pela UFSC se deu por unanimidade entre os 42 conselheiros presentes na reunião do Conselho Universitário. O processo, encaminhado pelo reitor Irineu Manoel de Souza, conta com mais de 20 páginas de justificativa. Atualmente, a universidade tem 21 títulos de doutores honoris causa atribuídos em vida e quatro para já falecidos, em 62 anos de atividade.

O título é concedido pela instituição “a pessoas eminentes, que não necessariamente sejam portadoras de um diploma universitário, mas que se tenham destacado em determinada área (artes, ciências, filosofia, letras, promoção da paz, de causas humanitárias etc.), por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições”.

Na justificativa, o texto aprovado diz que há um “conjunto de motivações”, como a contribuição do artista à cultura brasileira como cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical, político e escritor.

No documento do título, a universidade lembra que foi na capital catarinense que o artista compôs a música A Novidade. O trecho da canção que diz “a novidade era a guerra/ Entre o feliz poeta e o esfomeado/ Estraçalhando uma sereia bonita/ Despedaçando o sonho pra cada lado” abre o documento, que também destaca a potência lírica ao fazer “a contraposição da beleza da poesia com a tragédia da nossa desigualdade”.

*AE

Leia também1 Vereadores de Florianópolis negam honraria a Gilberto Gil
2 Hang vai receber título negado a Gilberto Gil em Florianópolis
3 Prefeitura é criticada por uso de linguagem neutra em evento
4 Professor de Santa Catarina é afastado por elogiar Hitler
5 MPF pede que caso do PCC contra Moro seja levado à Justiça de SP

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.