Leia também:
X Homem é preso por vender móveis da Prefeitura de SP

União Europeia recua e tenta encontro com Jair Bolsonaro

Reunião bilateral está abandonada desde 2014

Pleno.News - 18/02/2020 18h33 | atualizado em 18/02/2020 19h21

Presidente Jair Bolsonaro pode retomar encontros com a União Europeia Foto: PR/Carolina Antunes

A União Europeia (UE) e o Brasil trabalham para retomar uma prática abandonada desde 2014 e realizar ainda neste ano uma cúpula com o governo Jair Bolsonaro.

O Brasil é considerado pela UE um parceiro estratégico na América Latina, e a avaliação em Bruxelas é que os contatos de alto nível, que estavam congelados, precisam ser reativados.

Segundo interlocutores ouvidos pela reportagem, a necessidade de um estreitamento de relações ficou ainda mais evidente depois da conclusão, no ano passado, do acordo comercial entre o bloco europeu e o Mercosul.

Diplomatas brasileiros e da UE devem tratar do tema em uma visita ao Brasil de Josep Borrell, chefe da diplomacia europeia. A expectativa é que essa visita ocorra em abril.

As cúpulas UE-Brasil começaram a ser realizadas quando o Brasil foi elencado, pelos europeus, como parceiro estratégico na América Latina, em 2007. O único outro país na região que detém a mesma classificação é o México.

No entanto, o último encontro de alto nível do tipo foi realizado em 2014. Uma das razões que levaram ao congelamento desses contatos desde então foi a repercussão negativa que o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff teve em países europeus.

Embora haja vontade das duas partes de retomar as cúpulas, há obstáculos que ainda estão sendo negociados.

O primeiro deles é de agenda, uma vez que tanto o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, quanto a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, precisariam se deslocar ao Brasil. Além do mais, os europeus querem trabalhar uma pauta da reunião que permita a apresentação de resultados.

Os diplomatas da UE, por exemplo, certamente atuarão para incluir numa eventual declaração conjunta referências a temas ambientais, um ponto considerado sensível pelo Brasil.

Um encontro entre Bolsonaro, von der Leyen e Charles Michel seria importante para reforçar o comprometimento dos três com o tratado comercial negociado entre o Mercosul e a União Europeia.

Para além disso, segundo relatos feitos à reportagem, há uma série de temas bilaterais que devem estar na agenda, entre eles comércio e cibersegurança.

*Folhapress

Leia também1 Bolsonaro dá posse a Braga Netto e a Onyx Lorenzoni
2 Risco-país volta a cair e atinge menor patamar em doze anos
3 Bolsonaro rebate discurso da esquerda sobre presidiários

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.