Última viagem de Macri como presidente será ao Brasil
Líder argentino encerra mandato no dia 10 de dezembro
Gabriela Doria - 13/11/2019 16h28 | atualizado em 13/11/2019 21h56

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, fará duas viagens oficiais antes de entregar o cargo a Alberto Fernández, à Espanha e ao Brasil, último destino do chefe de Estado.
O candidato derrotado no primeiro turno das eleições presidenciais, no dia 27 de outubro, estará entre 4 e 5 de dezembro na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, para participar da última cúpula do Mercosul.
No encontro, o presidente Jair Bolsonaro entregará ao paraguaio Mario Abdo Benítez à liderança formal do bloco, que também é composto pelo Uruguai. Esta será a chance de Macri se despedir dos demais chefes de Estado do Mercosul.
O líder argentino nunca escondeu a proximidade com o brasileiro, inclusive, com ambos participando ativamente da confecção do acordo comercial entre o bloco dos países sul-americanos e a União Europeia, anunciado no dia 28 de junho.
Bolsonaro, inclusive, se negou a dar parabéns a Alberto Fernández pela vitória eleitoral, o que gerou críticas, inclusive, na diplomacia do país vizinho.
Antes de vir ao Brasil, Macri viajará para Madri, na Espanha, onde participará das primeiras jornadas da Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática, marcada para acontecer entre 2 e 13 de dezembro.
*Com informações da agência EFE
Leia também1 Osmar Terra vai representar o Brasil na posse da Argentina
2 Bolsonaro se nega a ir à posse de presidente da Argentina
3 Fernández e Cristina Kirchner vencem eleição na Argentina