Leia também:
X Queixa-crime de Dilma contra Bolsonaro é rejeitada pela Justiça

UE rebate Lula e nega contribuir para prolongamento da guerra

Porta-voz da Comissão Europeia veio a público rechaçar as acusações feitas pelo petista

Pleno.News - 17/04/2023 18h20 | atualizado em 17/04/2023 20h27

Porta-voz da Comissão Europeia, Peter Stano Foto: Reprodução/YouTube European Commission

A União Europeia (UE) reagiu, nesta segunda-feira (17), às acusações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que Estados Unidos e Europa contribuiriam para o prolongamento da guerra na Ucrânia.

Em coletiva de imprensa, o porta-voz da Comissão Europeia, Peter Stano, negou que as ações do bloco tenham alimentado o conflito e enfatizou que a Rússia é a agressora neste caso.

– O que estamos fazendo é ajudar a Ucrânia a exercer seu direito legítimo de autodefesa – afirmou.

Stano lembrou que o Brasil votou a favor da resolução que condena a decisão de Moscou de invadir o país vizinho e determina que o Kremlin retire todas as tropas do território ucraniano.

– Não é verdade que os EUA e a UE estejam ajudando a prolongar o conflito. A verdade é que a Ucrânia é vítima de uma agressão ilegal que viola a Carta das Nações Unidas – rebateu.

Em viagem aos Emirados Árabes Unidos, Lula voltou a criticar o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, neste domingo (16), e propôs a criação de um fórum semelhante ao G20 que busque uma solução pacífica para o leste europeu.

Em resposta, o porta-voz da Comissão Europeia argumentou que a UE apoia iniciativas de paz desde antes da invasão russa. Stano alega que o bloco ofereceu ao Kremlin diversas oportunidades para apresentar suas preocupações “de maneira civilizada”. Segundo ele, todas as alternativas foram respondidas com uma escalada das hostilidades pelo presidente russo, Vladimir Putin.

– Claro que a UE apoia a paz o mais breve possível, mas não nos esqueçamos de que a Ucrânia é que é a vítima, então é a Ucrânia que definirá sob quais condições possíveis conversas de paz começarão – ressaltou.

As declarações acontecem no mesmo dia em que o ministro das relações exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, chegou ao Brasil para reuniões com representantes do governo Lula. Após encontro com o homólogo brasileiro, Mauro Vieira, Lavrov disse que os dois países têm “visão similar” sobre a guerra na Ucrânia.

*AE

Leia também1 Lavrov: Brasil e Rússia possuem visões similares sobre o mundo
2 Ciro satiriza slogan do governo: "O Brasil voltou para trás"
3 Com Lavrov no Brasil, ministro de Lula critica sanções à Rússia
4 Chanceler russo chega no Brasil acompanhado de 18 seguranças
5 Editora do Wall Street Journal sobre Lula: 'Demagogo obcecado'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.