Leia também:
X Bolsonaro diz que pretende ir ao velório de Elizabeth II

Twitter aponta censura do STF e pede desbloqueio de empresários

Petição sigilosa foi endereçada ao ministro Alexandre de Moraes

Pleno.News - 10/09/2022 13h49 | atualizado em 12/09/2022 11h22

Ministro Alexandre de Moraes Foto: LR Moreira/Secom/TSE

O Twitter Brasil endereçou uma petição sigilosa ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no dia 29 de agosto. No documento, a empresa apontou a possibilidade de ocorrência de censura no bloqueio de contas que foi determinado por ele em uma operação contra empresários que teriam supostamente defendido um golpe de Estado, em caso de vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições. As informações são da CNN Brasil.

– No respeitoso entendimento do Twitter Brasil, o bloqueio integral da conta @lucianohang assim como em relação a conta @lucianohang_hang, como demonstrado em outras oportunidades, poderia violar dispositivos constitucionais e a própria legislação infraconstitucional relativa à matéria, considerando a possibilidade de caracterização de censura de conteúdo lícito existente nos milhares de twitters postados pelo usuário, e também de censura prévia de conteúdo futuro lícito, não necessariamente vinculado ao objeto do inquérito em curso – disse a plataforma.

A petição foi assinada pelo escritório Pinheiro Neto. O Twitter pede “a reforma da decisão determinando a remoção apenas do conteúdo específico identificado através de sua respectiva URL e tido como potencialmente tipificado com ilícitos penais, revogando a ordem de bloqueio integral da conta”.

Leia também1 TRE manda Freixo limitar uso da imagem de Lula em propaganda
2 Militares fecham portas para tentativa de contato de Lula
3 Malafaia ironiza encontro de Lula com pastores no RJ
4 Presidenciáveis não confirmam ida à posse de Rosa Weber no STF
5 TSE manda Janones apagar posts sobre Bolsonaro e piso da enfermagem

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.