Leia também:
X Policial se filia a partido para concorrer como deputada

TST aceita pedido do governo e proíbe greve de petroleiros

Paralisação iria durar 72 horas e estava marcada para esta quarta-feira

Henrique Gimenes - 29/05/2018 21h49

Justiça proíbe greve de petroleiros Foto: Reprodução/ FUP

Marcada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) para começar nesta quarta-feira (30), a greve dos petroleiros foi proibida pela Justiça. A ministra Maria de Assis Calsing, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), atendeu a um pedido do Governo Federal e disse que a paralisação teria um “caráter político”.

A magistrada também determinou a aplicação de uma multa de R$ 500 mil ao dia caso a decisão seja descumprida. Segundo a FUP, a greve seria pela redução dos preços de gás de cozinha e dos combustíveis. Os petroleiros também pediriam a saída de Pedro Parente da presidência da Petrobras.

Em sua decisão, a ministra Maria de Assis Calsing afirmou que uma paralisação neste momento “beira o oportunismo”. Ela também explicou que “a greve anunciada revela uma categoria forte e combatente, mas, no momento, despojada de toda e qualquer sensibilidade. É potencialmente grave o dano que eventual greve da categoria dos petroleiros irá causar à população brasileira, por resultar na continuidade dos efeitos danosos causados com a paralisação dos caminhoneiros”.

No pedido apresentado pela Advocacia-Geral da União (AGU), a ministra-chefe, Grace Mendonça, argumentou que a greve dos petroleiros, combinada à dos caminhoneiros, poderia “prejudicar ainda mais a sociedade, que nos últimos dias já enfrenta um quadro de desabastecimento de combustíveis, alimentos e outros insumos”

Estimativas da AGU apontavam que o prejuízo diário para a Petrobras com greve poderia chegar a R$ 349 milhões.

Leia também1 Temer, Maia e Eunício pedem a grevistas volta ao trabalho
2 Motoristas começam a ser multados por obstruir vias

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.