Leia também:
X Previdência: Temer pede a empresários esforço por votos

TSE: Testes nas urnas eletrônicas encontram 6 falhas

Testes de segurança tem intenção de encontrar falhas antes das eleições. Tribunal diz que problemas no sistema serão corrigidos

Henrique Gimenes - 12/12/2017 21h58

Testes coordenados pelo TSE localizam seis falhas no sistema das urnas eletrônicas Foto: ABr/Elza Fiúza

Nesta terça-feira (12), o Tribunal Superior Eleitoral divulgou o resultados de testes de segurança realizados no sistema das urnas eletrônicas brasileiras para as eleições do próximo ano. Segundo o tribunal, em um período de quatro dias com nove horas de trabalho cada, especialistas conseguiram detectar seis problemas no sistema.

Durante o período, especialistas em Tecnologia da Informação tentam acessar o sistema das urnas na intenção de localizar possíveis falhas de segurança. Um dos grupos conseguiu identificar a sequência dos votos, mas não alterar os registros.

Sobre esta falha o TSE afirmou que, “para ser executada, em um dia de eleição, por exemplo, a urna precisaria ser ligada e desligada a cada eleitor que fosse votar, e o cartão de memória da urna precisaria ser retirado, levado até outro computador para que a informação sobre o sigilo daquele voto fosse quebrado”.

Para o TSE, os problemas encontrados servem para trazer “importantes aprimoramentos para o sistema de segurança da urna eletrônica, cumprindo com o objetivo do teste, que é o aprimoramento do Sistema Eleitoral Brasileiro. Com as falhas identificadas, os técnicos do TSE irão trabalhar para corrigir os problemas antes do próximo processo eleitoral.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.