TSE elege ministro Luiz Fux para a presidência
Ele substituirá Gilmar Mendes no cargo a partir de fevereiro do próximo ano
Henrique Gimenes - 07/12/2017 14h45 | atualizado em 07/12/2017 15h26
Nesta quinta-feira (7), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elegeu o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), para ocupar a Presidência. Fux substituirá o ministro Gilmar Mendes em fevereiro de 2018. O placar da eleição foi por 6 votos a 1.
O TSE é composto de sete ministros, três deles são do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça e dois últimos representam os juristas. O presidente da Corte é tradicionalmente o ministro do STF que possui mais tempo no Tribunal Superior Eleitoral, mas que ainda não foi eleito para a Presidência.
A eleição simbólica ocorreu por meio de voto secreto. Geralmente o placar da votação é sempre de 6 a 1, já que o presidente eleito vota em seu vice. No caso de Fux, porém, ele ficará no cargo apenas por 6 meses, já que seu mandato no TSE se encerra nesse período. Sua substituta como presidente da Corte será a ministra Rosa Weber.
A posse do novo presidente do tribunal deverá acontecer no dia 6 de fevereiro. O mandato de Gilmar Mendes, porém, só se encerra no dia 14, mas devido ao carnaval, a cerimônia acabou por ser adiantada.
LEIA TAMBÉM
+ STF: Decisão de assembleias soltarem deputados é adiada
+ ‘Estou abandonando a vida pública’, revela Tiririca