Leia também:
X Homem é preso após ser flagrado estuprando uma égua

TSE proíbe manifestação política de artistas no Lollapalooza

Partido acionou a Corte após manifestação de Pabllo Vittar

Monique Mello - 27/03/2022 09h21 | atualizado em 29/03/2022 08h08

Pabllo Vittar exibiu bandeira de Lula durante show Foto: Reprodução/Multishow

O Tribunal Superior Eleitoral atendeu ao pedido do PL, partido de Jair Bolsonaro, e proibiu manifestações políticas durante as apresentações do festival Lollapalooza.

A legenda entrou neste sábado (26) com uma representação no Tribunal contra o festival de música após artistas como Pabllo Vittar criticarem o presidente e exaltarem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), principal adversário de Bolsonaro na corrida eleitoral deste ano.

Na decisão, o ministro Raul Araújo disse que “a manifestação exteriorizada pelos artistas durante a participação no evento, tal qual descrita na inicial, e retratada na documentada anexada, caracteriza propaganda político-eleitoral”.

De acordo com o despacho do magistrado, fica proibida “a realização ou manifestação de propaganda eleitoral ostensiva e extemporânea em favor de qualquer candidato ou partido político por parte dos músicos e grupos musicas que se apresentem no festival”, sob pena de multa de R$ 50.000,00 por ato de descumprimento.

A decisão de Araújo foi contra a ministros do TSE que foram ouvidos pela CNN Brasil, na noite deste sábado (26). Em caráter reservado, os magistrados afirmaram que provavelmente o pedido seria negado.

– Não se pode proibir artistas de manifestarem sua opinião política, porque isso poderia configurar ameaça à liberdade de expressão, garantida na Constituição Federal. Além disso, segundo a jurisprudência do tribunal, a punição só poderia acontecer se ficasse comprovado que Lula tinha conhecimento e que organizou as manifestações dos artistas.

O Lollapalooza Brasil começou na sexta-feira (25) e terá seu encerramento na noite deste domingo (27).

Leia também1 Ao som de "Envolver", Randolfe enaltece Anitta por campanha contra Bolsonaro
2 Anitta faz campanha pra tirar Bolsonaro e ganha repost do TRE
3 Campanha de Anitta falha e web diz #SouJovemSouBolsonaro22
4 Ator de Hulk responde Anitta em campanha "antiBolsonaro"
5 Baterista do Foo Fighters, Taylor Hawkins morreu de overdose

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.