Leia também:
X Candidato ao Senado perdeu familiar para a violência do Rio

TSE aprova envio de tropas federais para cinco estados

Reforços vão para Tocantins, Piauí, Ceará, Acre e Rio de Janeiro

Pleno.News - 27/08/2026 16h34 | atualizado em 27/08/2026 19h45

TSE aprova envio de tropas federais para cinco estados (Imagem ilustrativa) Foto: FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

Nesta quinta-feira (27), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o envio de tropas federais das Forças Armadas para garantir a segurança do primeiro turno das eleições de outubro em cinco estados.

As tropas serão enviadas para municípios de Tocantins, Piauí, Ceará, Acre e Rio de Janeiro. Quais e quantos municípios receberão os reforços ainda não foi informado pelo TSE.

O envio contou com aval dos governos estaduais e foi solicitado pelos tribunais regionais eleitorais (TREs).

A requisição de tropas ocorre quando um município informa à Justiça Eleitoral que não tem capacidade de garantir a normalidade do pleito com o efetivo policial local. Cabe ao Ministério da Defesa realizar a logística da operação.

ELEIÇÕES
O primeiro turno será no dia 4 de outubro, quando serão escolhidos deputados federais, estaduais, distritais, governadores, senadores e o presidente da República.

O segundo turno está marcado para o dia 25 e pode ocorrer na disputa para os cargos de governador e presidente da República.

Os eleitores voltarão às urnas se nenhum dos candidatos obtiver mais de 50% dos votos válidos, excluindo brancos e nulos, no primeiro turno.

De acordo com o TSE, 158 milhões de eleitores estarão aptos a exercerem o direito de votar.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também1 Candidato ao Senado perdeu familiar para a violência do Rio
2 Temer cita simpatia por Caiado, mas avisa: 'Não vou me meter'
3 PEC da escala 6x1: relator no Senado mantém texto da Câmara
4 PoderData mostra Lula e Flávio em empate técnico no 1° turno
5 Vereadora Jessicão denuncia perseguição por militantes do PT

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.