Leia também:
X Temer diz que nova prisão é “uma surpresa desagradável”

Trump inicia processo para tornar Brasil aliado na Otan

País não seria membro da organização, mas um parceiro extra-Otan

Gabriela Doria - 08/05/2019 21h10 | atualizado em 09/05/2019 17h02

Donald Trump inicia processo de aproximação do Brasil com a Otan Foto: EFE/ Jim Lo Scalzo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, iniciou nesta quarta-feira (8) o processo para tornar o Brasil um aliado militar estratégico fora da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Trump já tinha antecipado que planejava conceder esse status ao Brasil durante a visita do presidente Jair Bolsonaro à Casa Branca, em março. Hoje, o governo americano notificou o Congresso dos EUA sobre a intenção de fazê-lo, etapa necessária para o procedimento.

– Estou fazendo essa designação em sinal de reconhecimento aos recentes compromissos do governo do Brasil em aumentar a cooperação de defesa com os Estados Unidos, e em reconhecimento ao nosso próprio interesse nacional em aprofundar a coordenação de defesa com o Brasil – disse Trump na carta enviada ao Congresso.

A lei americana estabelece que o presidente deve notificar o Congresso pelo menos 30 dias antes de designar o país como um aliado militar estratégico extra-Otan. Desta forma, tecnicamente, Trump poderá conceder o status especial ao Brasil a partir de 7 de junho.

Caso a decisão se confirme, o Brasil será o segundo país latino-americano a receber esse status. O primeiro foi a Argentina, com concessão feita no governo do ex-presidente Bill Clinton, em 1998. No mundo, outros 16 países são considerados pelos EUA como aliados estratégicos extra-Otan.

Quando recebeu Bolsonaro na Casa Branca, em março, Trump abriu a possibilidade de que o Brasil passasse a ser membro da Otan. No entanto, ressaltou que precisaria conversar com “muita gente” para que isso ocorresse.

A mensagem de hoje sugere que o presidente americano decidiu, ao menos por enquanto, conceder apenas o status especial ao Brasil.

Leia também1 Trump avalia dar para o Brasil privilégios iguais aos da Otan
2 Alemanha discorda de Brasil na Otan e questiona Trump
3 Bolsonaro após encontro com Trump: "Missão cumprida"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.