Leia também:
X Correios emitirão Documento Nacional de Identificação

TRF-4 mantém casos de Lula com juiz Sérgio Moro

Defesa do ex-presidente tentava tirar dois processos das mãos do magistrado

Henrique Gimenes - 04/07/2018 21h02

Juiz Sérgio Moro continuará com casos do ex-presidente Lula Foto: William Volcov/Brazil Photo Press/Folhapress

Nesta quarta-feira (4), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) decidiu manter dois casos relativos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o juiz federal Sérgio Moro. Os desembargadores negaram dois pedidos de exceção de suspeição no caso do sítio em Atibaia e relacionado sobre a compra de um terreno para a construção do Instituto Lula.

Nos pedidos, os advogados de Lula afirmaram que Moro não poderia julgar o ex-presidente devido a uma participação em um evento do grupo empresarial Lide, em Nova York. Ele foi um dos palestrantes. Para os advogados, a presença do magistrado é “incompatível com a imparcialidade que se espera de quem julgará a demanda criminal”.

A decisão dos desembargadores foi tomada por unanimidade. De acordo com João Pedro Gebran Neto, “a participação de eventos com ou sem a presença de agentes políticos não macula a isenção do juiz, em especial porque possuem natureza meramente acadêmica, informativa ou cerimonial, sendo notório que em tais aparições não há pronunciamentos específicos a respeito de processos em andamento”.

Leia também1 Pesquisa eleitoral mostra que Bolsonaro segue na liderança
2 Operação da PF prende presidente de multinacional

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.