Leia também:
X Na Jovem Pan, Amanda Klein é criticada por usar vermelho

Torres promete ‘análise técnica’ do caso de Allan dos Santos

Ministro afirmou que seguirá todos os ritos processuais previstos em lei

Gabriela Doria - 28/10/2021 15h05 | atualizado em 28/10/2021 15h35

Allan dos Santos, fundador do site Terça Livre Foto: Agência Senado/Alessandro Dantas

O ministro da Justiça Anderson Torres afirmou que irá analisar a extradição do jornalista Allan dos Santos, que está nos Estados Unidos há mais de um ano, “de forma técnica”.

O jornalista foi alvo de um pedido de extradição e prisão preventiva determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Allan dos Santos é investigado em dois inquéritos em andamento na Suprema Corte.

– Assim que a ordem judicial chegar, nós vamos fazer uma análise disso. […] Não há nenhuma declaração oficial por parte do ministério, por parte do ministro da Justiça sobre esse assunto. É um assunto que vai ser tratado de uma forma técnica, observando os critérios legais, o que pode ser feito e o que não pode ser feito – disse Torres, em entrevista à Jovem Pan.

O ministro também destacou que a avaliação do caso de Allan seguirá os trâmites legais e que irá se manifestar no momento oportuno.

– Houve uma representação da Polícia Federal que foi acatada pelo Supremo Tribunal Federal. A gente está analisando os critérios e tudo que foi feito, porque, independente da ordem de prisão, existe uma análise técnica pelo Ministério da Justiça. Depois, no cadastramento disso junto a Interpol, tem uma série de requisitos ainda a serem cumpridos. […] A gente vai analisar isso com muito critério – garantiu.

No despacho, Moraes também determinou a inclusão do nome de Allan na lista de Difusão Vermelha da Interpol, um dos requisitos para que ele possa ser preso em solo internacional e extraditado para o Brasil.

Allan dos Santos já informou que só se entregará à Justiça quando a Interpol agir.

Leia também1 Em nota pública, Terça Livre anuncia fim de suas atividades
2 EUA podem dar asilo político a Allan dos Santos, diz Garcia
3 Alexandre de Moraes precisa ser detido, afirma Augusto Nunes
4 Terça Livre pede que STF derrube decisão que desativou suas redes
5 Procuradora afirma que pedido de prisão de Allan é ilegal

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.