Leia também:
X Doria anuncia indenização às famílias de vítimas em Suzano

Toffoli quer investigar “fake news” contra membros do STF

Presidente da Corte determinou abertura de inquérito para apurar informações falsas

Henrique Gimenes - 14/03/2019 15h25 | atualizado em 14/03/2019 15h40

Presidente do STF, Dias Toffoli Foto: STF/Carlos Humberto

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou, nesta quinta-feira (14), que determinou a abertura de um inquérito para apurar “fake news” contra a “honorabilidade e a segurança” do Supremo. A investigação também vai apurar notícias falsas contra membros e familiares de integrantes da Corte.

O anúncio foi realizado no início dos trabalhos do STF. Toffoli decidiu ainda que o ministro Alexandre de Moraes será o instrutor do processo.

– Considerando a existência de notícias fraudulentas, conhecidas como fake news, denunciações caluniosas, ameças e infrações revestidas de animus caluniandi, diffamandi e injuriandi, que atingem a honorabilidade e a segurança do Supremo Tribunal Federal, de seus membros e familiares, resolve, como resolvido já está, nos termos do artigo 43, instaurar inquérito criminal para apuração de fatos e infrações correspondentes em toda sua dimensão. Designo instrutor do feito o ministro Alexandre de Moraes que poderá requerer estrutura necessária – disse o presidente do STF.

Após anunciar a abertura do inquérito, Dias Toffoli destacou o papel de uma imprensa livre e deixou claro que o STF sempre atuou na defesa da liberdade de imprensa.

– Tenho dito sempre que não existe Estado Democrático de Direito, não existe democracia sem um Judiciário independente e sem uma imprensa livre. Esse Supremo Tribunal Federal sempre atuou nas defesas das liberdades, e em especial da liberdade de imprensa e da imprensa livre – explicou.

Leia também1 STF bloqueia R$ 1,7 milhão em bens do deputado Aécio Neves
2 MP trata massacre em escola como "terrorismo doméstico"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.