Leia também:
X Advogados de Rose Miriam irão processar irmã de Gugu

Temer diz que obra de Petra é mais ficção que documentário

Ex-presidente emitiu nota sobre o trabalho de Petra Costa

Pleno.News - 10/02/2020 19h34 | atualizado em 10/02/2020 19h37

Michel Temer Foto: Folhapress/Fotoarena/Aloisio Mauricio

Michel Temer viu Democracia em Vertigem e não gostou. O ex-presidente da República afirmou à reportagem que o documentário brasileiro, que o pinta como vilão e foi derrotado neste domingo (9) na disputa pelo Oscar, está mais para ficção do que para realidade.

– As imagens são reais. Entretanto, há uma postura político-partidária e pessoal que retira a credibilidade do filme – disse o líder do MDB em comunicado enviado pela assessoria.

Temer, que assumiu o Planalto após o impeachment de Dilma Rousseff (PT). O fato político é o tema central do documentário dirigido pela cineasta Petra Costa.

Para o ex-presidente, que também é especialista em direito constitucional, “ela [Petra] trabalha com uma visão equivocada do Estado de Direito e não com uma visão jurídico-constitucional. Aproxima-se mais de ficção do que documentário”.

Segundo o publicitário Elsinho Mouco, Temer considera que “quem venceu na categoria documentário é um verdadeiro documentário”.

O filme campeão, Indústria Americana, mostra a chegada de uma fábrica chinesa aos Estados Unidos e os choques entre as culturas de trabalho dos dois países. Foi o primeiro lançamento da Higher Ground, produtora criada por Barack e Michelle Obama no ano passado.

A crítica de que impôs um olhar enviesado à trama do impeachment foi uma das principais que recaíram sobre Petra desde o lançamento de seu longa. A família da diretora tem um elo antigo com a do ex-presidente Lula (PT).

Procurado pela coluna Mônica Bergamo, logo após o anúncio da indicação do filme brasileiro ao Oscar, em janeiro, Temer disse que ainda não tinha visto a obra, disponível na Netflix.

De acordo com Mouco, o ex-presidente assistiu à produção no penúltimo fim de semana, depois de voltar de uma viagem com a família.

Mouco, que é marqueteiro do emedebista, prepara um documentário sobre o impeachment para se contrapor à narrativa da produção de Petra. O documentário que o publicitário prepara se chamará Trama contra a Democracia. O Painel informou que, segundo aliados do ex-presidente, a obra vai lembrar momentos em que o próprio PT contribuiu para a queda de Dilma.

Mouco disse que o novo filme ainda está em fase inicial e que detalhes de roteiro e produção serão definidos nas próximas semanas. A data de estreia não foi anunciada.

*Folhapress

Leia também1 Documentário Democracia em Vertigem perde Oscar 2020
2 Feliciano apresenta queixa à PGR contra Petra Costa
3 "Ficção alucinante", diz Pedro Bial sobre filme pró-PT
4 Governo acusa diretora de filme pró-PT de difamar o país

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.