Leia também:
X Operação prende acusados de fraudar benefícios assistenciais de idosos

TCU dá 10 dias para Saúde explicar alta do preço da Covaxin

Vacina indiana aumentou de 10 para 15 dólares durante negociações

Pleno.News - 05/07/2021 15h42

Ministério da Saúde tem 10 dias para explicar sobre Covaxin ao TCU Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

O ministro Benjamim Zymler, do Tribunal de Contas da União (TCU), solicitou ao Ministério da Saúde que explique, num prazo de 10 dias, o motivo de o preço por dose da vacina Covaxin ter aumentado de 10 dólares para 15 dólares durante as negociações. O questionamento da corte de contas tem como base reportagem do Estadão que revelou a oferta mais baixa feita na primeira reunião da pasta com representantes da farmacêutica Bharat Biothec, fabricante do imunizante, e da Precisa Medicamentos, empresa que intermediou o contrato.

Pelo acordo, fechado em fevereiro, o Ministério da Saúde se comprometeu a comprar 20 milhões de doses por R$ 1,614 bilhão.

O despacho do ministro Zymler solicita uma série de informações do Ministério da Saúde, tais como:

– cópia de todos os memorandos de entendimento e de todas as atas de reunião que trataram do assunto da aquisição do referido imunizante, desde as primeiras tratativas até o fechamento do ajuste;

– se o Ministério da Saúde fez algum comparativo entre o preço ofertado e o contratado da Covaxin;

– as razões pelas quais o valor da dose da vacina indiana Covaxin foi fixado em U$ 15, no acordo final celebrado com a fabricante e a sua representante no país, considerando a existência de uma proposta inicial de U$ 10, registrada na memória da reunião ocorrida no Ministério da Saúde em 20/11/2020.

Zymler solicitou à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, no Senado, que encaminhe ao TCU, em 30 dias, documentos sobre a contratação da Covaxin. Na lista de solicitações, estão informações sobre a quebra de sigilos da Precisa Medicamentos e seus representantes e também de servidores do Ministério da Saúde que participaram da contratação.

O contrato com a Precisa foi suspenso na semana passada após suspeitas de corrupção. A decisão, segundo afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi tomada após recomendação da Controladoria-Geral da União, que também analisa possíveis irregularidades no processo de contratação. O ministro do TCU também solicitou ao governo acesso ao relatório da CGU.

*AE

Leia também1 Vacina: Dominghetti negociava comissão de 25 centavos de dólar
2 Bolsonaro insinua perseguição por autoridades chantageadas
3 Covaxin: STF autoriza inquérito para investigar Jair Bolsonaro
4 Covaxin: Aziz diz que "é fato" que Bolsonaro prevaricou
5 PGR pretende ouvir Bolsonaro no inquérito da Covaxin

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.