Leia também:
X Queiroga afirma que Bolsonaro não tomou vacina “escondido”

Tarcísio sanciona lei que prevê que bares protejam mulheres

Estabelecimentos do estado de São Paulo deverão capacitar seus funcionários

Pleno.News - 19/02/2023 08h21 | atualizado em 22/02/2023 15h42

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo Foto: Isadora de Leão Moreira /Governo do Estado de SP

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou uma nova lei de combate ao assédio e violência contra mulheres no estado de São Paulo. A lei, publicada neste sábado (18) no Diário Oficial do Estado, determina que estabelecimentos como bares, restaurantes, boates, clubes noturnos e casa de shows capacitem anualmente seus funcionários especificamente para identificar e combater casos de assédio e violência contra a mulher.

A legislação determina ainda que os estabelecimentos terão de fixar um aviso em local público de fácil visualização identificando qual o funcionário ou funcionária é responsável no local pelo acolhimento e proteção da mulher para atendimento imediato. Em caso de descumprimento, os estabelecimentos poderão sofrer punições, variando de multa até a cassação da licença de funcionamento.

– A proteção e a garantia dos direitos das mulheres são prioridades da nossa gestão. A nova lei vem para complementar as ações de amparo e acolhimento às vítimas de violência no estado. São Paulo avançou muito nos últimos anos em medidas diversas para mulheres, nosso trabalho agora é garantir que elas se tornem efetivas, eficazes e contínuas – afirmou Tarcísio de Freitas.

No início do mês, o governador já tinha publicado uma primeira determinação que obriga bares, restaurantes, casas noturnas e de eventos a adotarem medidas de auxílio às mulheres que se sintam em situação de risco. O auxílio tem de ser prestado pelo estabelecimento mediante a oferta de um acompanhante até o carro, outro meio de transporte ou comunicação à polícia.

– Nós buscamos, com esta iniciativa, facilitar o acesso da mulher vítima de violência a pessoas capacitadas, para que haja o devido amparo e encaminhamento – disse a secretária de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes.

CASO DANIEL ALVES
As iniciativas tomadas até agora pela administração estadual são inspiradas no documento espanhol No Callem (Não nos silenciamos, em catalão), que aplica medidas para combater a violência de gênero. O protocolo já foi adotado por 40 estabelecimentos de Barcelona, entre eles, a boate Sutton, onde o jogador Daniel Alves teria estuprado uma mulher de 23 anos.

A boate de luxo seguiu as recomendações à risca. A jovem deixou a boate em uma ambulância em direção a um hospital de referência Os funcionários que atenderam a mulher foram treinados seguindo o protocolo. Daniel Alves está preso por agressão sexual.

*AE

Leia também1 Alves cita embriaguez e afirma não se lembrar da noite do suposto estupro, diz TV
2 Daniel Alves: Decisão sobre liberdade provisória é adiada
3 Gaviões da Fiel mistura carnaval com liberdade religiosa
4 Caos e confusão: Polícia Militar encerra bloco de Gloria Groove
5 Daniela Mercury no carnaval: "Nós artistas que bancamos"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.