Leia também:
X Incêndio em hospital no RJ faz pacientes saírem às pressas

Suspeito em desaparecimentos no Amazonas é preso

Informação foi divulgada por advogado da União dos Povos Indígenas

Pleno.News - 08/06/2022 11h38 | atualizado em 08/06/2022 11h50

Jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira Foto: Arquivo pessoal/Twitter e Daniel Marenco/Agência O Globo

Um suspeito de envolvimento no desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo Pereira foi preso em flagrante nesta terça-feira (7), de acordo com o procurador jurídico da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Eliesio Marubo.

Em entrevista à Rádio Eldorado nesta quarta (8), Marubo afirmou que o suspeito chama-se Amarildo, conhecido como Pelado, o mesmo que já havia prestado depoimento à polícia na terça (7). A Polícia Civil do Amazonas confirma a prisão em flagrante por posse de munição de uso restrito, mas ainda não trata da relação dele com o desaparecimento, informando apenas que a conexão ainda será apurada.

Segundo Marubo, há “uma vasta quantidade de provas” contra o detido, que teria relação com pescadores e caçadores da região.

– Ainda estamos tentando buscar informações para esclarecer de que maneira e que grau de interesse ele possuiria nesse caso – afirmou.

O homem vive na comunidade de São Rafael, conhecida pela forte influência de garimpeiros, caçadores, pescadores e traficantes de drogas. A localidade é usada como base para invasões de terras indígenas do Javari.

Quanto ao bilhete contendo ameaças a Bruno Pereira, recebido por Marubo há um mês e meio, o advogado afirmou que encaminhou um pedido de abertura de inquérito para o Ministério Público Federal, mas, como não ainda não obteve resposta, continuou as atividades com normalidade.

– Se tiver atuação mais efetiva das forças, sobretudo da parte de inteligência, acho que a gente consegue, sim, avançar com algumas informações, mas estamos falando de uma área de fronteira, onde os recursos são escassos e cada vez mais o Estado é menos presente – disse.

As buscas pelos desaparecidos seguem nesta quarta, três dias após a dupla ter sido vista deixando a comunidade São Gabriel em direção a Atalaia do Norte, no Amazonas.

*AE

Leia também1 Esposa de jornalista faz apelo emocionado: "Intensifiquem as buscas"
2 Jornalista britânico sumido teria fotografado homens armados
3 Bolsonaro sobre sumiços no AM: "Aventura não recomendável"
4 Incêndio em hospital no RJ faz pacientes saírem às pressas
5 Menina de 10 anos mata mulher que discutiu com sua mãe

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.