Leia também:
X Ciclone derruba estátua da Havan, no Rio Grande do Sul

STJ tranca ação contra médica que lamentou ‘facada mal dada’

Inquérito foi aberto pelo Ministério da Justiça, que citou "gravidade" da declaração

Pleno.News - 24/05/2021 17h44 | atualizado em 24/05/2021 20h44

Momento da facada em Jair Bolsonaro Foto: Reprodução

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o trancamento de um inquérito, aberto em novembro a pedido do então ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, para investigar uma médica que atua na linha de frente da pandemia por críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A apuração em questão foi instaurada pela Polícia Federal depois que a jovem, de 26 anos, fez referência ao atentado à faca contra o presidente, nas eleições de 2018. “Inferno de facada mal dada! A gente não tem um dia de sossego neste país!”, escreveu a médica nas redes socais.

O Ministério da Justiça chamou atenção para a “gravidade” da declaração e pediu que ela fosse investigada por injúria.

Na portaria que abriu a investigação em março, o delegado Fábio Alvarez Shor mobilizou o Núcleo de Contrainteligência Cibernético da Polícia Federal para identificar a médica e levantar os dados cadastrais registrados nas contas usadas por ela no Twitter e no Instagram, inclusive com disparada de ofícios às empresas de tecnologia.

Nos autos do inquérito, obtidos pelo blog, foram reunidas informações públicas sobre os perfis da médica e dados pessoais, como telefone e endereços residencial e profissional. Apesar da devassa, a PF pediu mais prazo para tocar as apurações e recebeu aval do Ministério Público Federal no início do mês.

O caso foi levado ao STJ depois que a jovem foi intimada a prestar depoimento, no último dia 12, e foi informada da investigação em andamento. Os advogados Nauê Bernardo Pinheiro de Azevedo e Isaac Pereira Simas entraram então com o pedido de habeas corpus.

Ao analisar o recurso, o desembargador Olindo Menezes, convocado do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região ao Superior Tribunal de Justiça, entendeu que, apesar da “expressão inadequada, inoportuna e infeliz”, não há indícios de crime na publicação.

– Verifica-se, por meio dos autos, que foi aberto inquérito policial e [que foram] determinadas várias medidas drásticas de invasão à privacidade, excepcionalmente permitidas nas apurações dos graves crimes, o que não é o presente caso – escreveu.

Menezes disse ainda que não houve “lesão real” à honra de Bolsonaro.

– Não obstante a discordância que possa surgir em relação ao comentário da paciente, de uma breve análise de seu conteúdo não se faz possível extrair a lesão real ou potencial à honra do Senhor Presidente da República, seja porque não se fez nenhuma referência direta à esta autoridade, seja porque não expressou nenhum xingamento ou predicativo direto contra a sua pessoa, situação em que se faz presente o constrangimento ilegal, em razão da abertura da investigação em foco – acrescentou.

Na mesma decisão, tomada na última sexta-feira (21), o magistrado pediu esclarecimentos ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal.

*Estadão

Leia também1 Renan critica 'motociata' e diz: "Declaração de guerra ao SUS"
2 STF: Moraes pede vista e adia análise de ações em favelas do RJ
3 PSDB aciona o STF para obrigar Bolsonaro a usar máscara
4 Freixo acusa Kicis de fake news, e ela questiona: 'Fumou o quê?'
5 Em vídeo, Eustáquio denuncia surras e tortura na prisão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.