STF nega liberar passaportes de Ronaldinho Gaúcho e irmão
Documentos só serão liberados após pagamento por condenação por crime ambiental
Henrique Gimenes - 02/09/2019 16h54 | atualizado em 13/10/2021 21h14

Uma notícia ruim para Ronaldinho Gaúcho, ex-atleta da Seleção Brasileira de Futebol. A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um pedido de liberação de passaportes feito pelo ex-jogador e por seu irmão, Roberto Assis.
Os documentos de ambos estão retidos devido a uma multa referente a um processo de crime ambiental. Os passaportes só serão liberados após o pagamento.
No pedido, os dois argumentam que, com os documentos retidos, Ronaldinho fica impedido de se apresentar em eventos fora do país, sua principal fonte de renda no momento. A defesa ainda disse que o ex-atleta seria processado por um empresário da Indonésia que o contratou para um evento que teve que ser adiado diversas vezes.
Ao negar a solicitação, Weber afirmou não ver abuso de autoridade na retenção dos passaportes e que eles permanecerão assim até o pagamento da multa no valor de R$ 8,5 milhões. Eles foram condenados pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul em fevereiro de 2015 por danos causados em uma área de preservação em Porto Alegre.
O pedido pela liberação dos documentos já havia sido rejeitado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em maio.
Leia também1 Em má fase, Palmeiras decide esconder treinos da equipe
2 Pastor brasileiro quer comprar clube inglês à beira da falência