Leia também:
X Bolsonaro vai ao Senado, fala em paz e reconhece erros

STF já tem votos para condenar Collor por corrupção passiva

Em três dias de julgamento foram contados seis votos pela condenação e um pela absolvição, os demais ministros votarão na semana que vem

Pleno.News - 18/05/2023 19h53 | atualizado em 19/05/2023 11h25

Fernando Collor de Mello Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Nesta quinta-feira (18), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar o ex-presidente da República e ex-senador Fernando Collor de Mello pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O relator do caso, ministro Edson Fachin, já havia votado pela condenação e foi seguido pelos ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, André Mendonça, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

Até o momento, apenas o ministro Kássio Nunes votou pela absolvição, não apenas de Collor, mas de outros dois empresários que também são acusados no processo.

O julgamento foi suspenso e será retomado na próxima quarta-feira (24), quando os demais ministros devem se pronunciar sobre o caso e declarar seus votos.

ENTENDA
O caso se refere a uma ação derivada da Lava Jato que apontou Collor como uma das pessoas que recebeu dinheiro da BR Distribuidora, uma subsidiária da Petrobras.

A denúncia diz que o ex-presidente e dois empresários teriam recebido pelo menos R$ 29 milhões de propina entre os anos de 2010 e 2014 em troca de viabilizar irregularmente um contrato de troca de bandeira de postos de combustível celebrado entre a BR Distribuidora e a empresa DVBR.

Leia também1 Bolsonaro vai ao Senado, fala em paz e reconhece erros
2 Moraes acusa Jovem Pan de ser "braço de partido político"
3 Lula envia Sonia Guajajara para o Festival de Cannes
4 Capelli ironiza Transparência Internacional sobre caso Deltan
5 'O sistema é f***', diz colunista do Globo sobre cassação de Deltan

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.