STF decide analisar pedidos de liberdade de Lula nesta terça
Habeas corpus serão julgados pela Segunda Turma da Corte
Henrique Gimenes - 25/06/2019 15h35 | atualizado em 25/06/2019 16h28

Nesta terça-feira (25), a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) irá analisar dois pedidos de liberdades do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O julgamento havia sido adiado mas voltou à pauta após ação do advogado do petista, Cristiano Zanin, e do ministro Gilmar Mendes.
Gilmar queria colocar Lula em liberdade até a data do julgamento, mas os se reuniram e decidiram avaliar logo os habeas corpus. A ministra Cármen Lúcia, então, colocou os itens para serem julgados.
Nos pedidos, a defesa do ex-presidente afirma que o Sergio Moro, atual ministro da Justiça e ex-juiz dos processos de Lula, teria agido com parcialidade no processo do tríplex do Guarujá, que resultou na condenação do petista. Lula está preso há mais de um devido a essa sentença.
O julgamento já havia sido iniciado em 2018 com os votos dos ministros Edson Fachin, e Cármen Lúcia. Ambos decidiram contra o recurso por considerar que um habeas corpus não seria o processo adequado para tratar o assunto. Na ocasião, Gilmar Mendes havia pedido vista para analisar melhor o caso.
Além de Gilmar, ainda faltam os votos de Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.
Leia também1 Ciro Gomes dispara que "Lula não tem nada de inocente"
2 Dodge dá parecer contra Lula e questiona diálogos vazados