Leia também:
X Governo anuncia campanha em inglês para rebater Macron

STF: Corte tem maioria contra redução de salário de servidor

Ministros apoiam veto à lei que permitiria redução para ajustar contas públicas

Paulo Moura - 23/08/2019 08h18 | atualizado em 23/08/2019 08h19

STF formou maioria para impedir redução do salário de servidores Foto: Divulgação

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira (22), para impedir que estados e municípios endividados reduzam o salário de servidores públicos como forma de ajuste das contas públicas. A discussão, que dividiu a Corte, foi um dos pontos mais polêmicos no julgamento sobre a Lei da Responsabilidade Fiscal (LRF), sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso em 2000.

Um dos artigos da LRF, que permite reduzir jornada de trabalho e salário de servidores caso o limite de gasto com pessoal de 60% da Receita Corrente Líquida (RCL) seja atingido, foi suspenso de forma unânime pelo STF em 2002. Agora, o Supremo analisou definitivamente o mérito da questão. A manifestação contra a aplicação dessa medida frustra governadores, que esperavam poder usar esse instrumento para ajustar as contas públicas.

Se manifestaram contra a possibilidade de redução de salário dos servidores públicos os ministros: Luiz Fux, Marco Aurélio, Edson Fachin, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia, que divergiu em parte dos colegas ao permitir a redução da jornada de trabalho dos servidores, mas sem a diminuição dos vencimentos. Na prática, isso significaria que um estado endividado poderia alterar a jornada de trabalho dos servidores, mas sem mexer nos salários.

Entre os que se manifestaram a favor da redução, tanto da jornada quanto do salário, estiveram os ministros: Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Dias Toffoli. O julgamento não foi concluído nesta quinta-feira devido à ausência do decano do STF, ministro Celso de Mello, que se recupera de uma pneumonia. Toffoli decidiu aguardar o retorno de Celso para encerrar a discussão sobre a validade da LRF. Não há previsão de quando o julgamento será retomado.

Leia também1 Governo anuncia campanha em inglês para rebater Macron
2 Bolsonaro escala equipe em combate a queimadas
3 Filhos alertaram Anderson que Flordelis planejava morte

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.