Leia também:
X SC: Namorado de vítima da Covid cita falta de respirador

SP: Prefeitos do interior avaliam desobedecer lockdown de Doria

Alguns gestores já anunciaram que não irão cumprir o decreto

Gabriela Doria - 04/03/2021 19h39 | atualizado em 04/03/2021 20h55

Governador de SP decretou retorno à fase vermelha do Plano SP Foto: Reprodução

Prefeitos do interior do estado de São Paulo estão planejando uma possível reação ao decreto do governador João Doria, que determinou que o estado recuasse para a fase vermelha. Com a medida, apenas atividades consideradas essenciais são permitidas, inclusive as escolas; todas as regiões do estado estarão em alerta máximo a partir da zero hora deste sábado (6) até 19 de março.

Com o fechamento de serviços considerados não essenciais, além do toque de recolher durante a noite, gestores municipais avaliam não obedecer o decreto, deixando abertos estabelecimentos como bares, restaurantes e academias – para receberem clientes presencialmente.

De acordo com o site UOL, já há uma articulação em um grupo de WhatsApp dos prefeitos. Segundo o UOL, os gestores questionavam o decreto mais restritivo.

– Não ficou decidido nada neste sentido, apenas o aumento das restrições – disse um prefeito que não se identificou ao UOL.

Outros dois gestores lembraram que, em uma reunião com Doria, eles haviam pedido uma ação de restrição, mas se surpreenderam com a medida considerada “radical”.

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), do mesmo partido de Doria, já adiantou que não pretende seguir a medida imposta pelo correligionário.

Já o prefeito de Mirandópolis, Everton Sodário, foi além, e disse que esperava “outro tipo de anúncio” de João Doria.

– João Doria está avaliando decretar mais uma vez o fechamento total do estado de SP nos próximos dias. O que a gente gostaria de ouvir é que o João Doria está avaliando renunciar ao cargo de governador e mudar de vez pra Miami – escreveu.

Sodário já avisou sua equipe que não irá cumprir a determinação de Doria e que somente seguirá as normas se a Justiça o obrigar.

Leia também1 Doria coloca todo o estado de SP na fase vermelha da quarentena
2 Insumo para 14 milhões de doses da CoronaVac desembarca em SP
3 Rio decreta que restaurantes e bares terão que fechar às 17h
4 SP: Associação de Restaurantes e Bares critica novo lockdown
5 Doria chama Bolsonaro de 'pária' e o culpa por mortes de Covid-19

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.