Leia também:
X Zé Trovão faz apelo a Bolsonaro: ‘O povo precisa do senhor’

SP avalia 4ª dose da vacina em pacientes transplantados

Estudos indicaram que este grupo produz baixa resposta imunitária se comparado à população em geral

Gabriela Doria - 09/09/2021 09h31 | atualizado em 09/09/2021 09h55

Pacientes transplantados podem receber quarta dose em SP Foto: EFE/José Jácome

O Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo anunciou, na quarta-feira (8), que está avaliando a possibilidade da aplicação de uma 4ª dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas transplantadas. Segundo as autoridades sanitárias, este grupo apresenta resposta autoimune menor do que na população em geral.

O integrante do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo e superintendente do Hospital do Rim, José Medina, afirmou que a baixa resposta da imunidade nos transplantados é observada em relação a todas as vacinas aplicadas no Brasil. Uma das razões para isso é o efeito de medicamentos usados neste grupo.

– Nos pacientes transplantados que receberam a primeira e a segunda dose de outras vacinas, da Pfizer, da AstraZeneca ou da Moderna, a resposta foi tão precária quanto a resposta da CoronaVac. Por isso que a nossa proposta agora é fazer reforço da quarta dose, talvez de uma quinta dose, para aquelas pessoas que não tiveram uma resposta adequada – explicou Medina.

Ainda segundo o médico, um estudo realizado com 12 mil transplantados apontou que 21% deles tiveram Covid-19. Um em cada quatro dos infectados veio a óbito.

– Isso é dez vezes maior do que na população em geral – apontou Medina.

O estado de São Paulo começou a aplicar a 3ª dose da vacina nesta segunda-feira (6). Ao contrário do que orientou o Ministério da Saúde, SP está utilizando a CoronaVac como dose de reforço em idosos e pacientes imunossuprimidos. O governo federal, por sua vez, defende que a dose adicional aplicada nesta população deve ser prioritariamente com o imunizante da Pfizer/BioNTech.

Leia também1 3ª dose: SP e Rio são os únicos estados que usarão CoronaVac
2 Vírus Nipah deixa autoridades de saúde em alerta na Índia
3 Lote suspenso: Rio diz não haver indicação para revacinar
4 Bolsonaro diz que pretende revogar lei que obriga vacinação
5 Fiocruz quer construir local para documentos secretos da vacina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.