Sleeping Giants é condenado por fake news contra Jovem Pan
Movimento teria manipulado áudio e, assim, distorcido conteúdo da emissora
Paulo Moura - 11/06/2025 10h51 | atualizado em 11/06/2025 11h56

A Justiça de São Paulo condenou o movimento Sleeping Giants Brasil a pagar R$ 25 mil de indenização para a rádio Jovem Pan. A decisão, a título de danos morais, se deu após a divulgação, nas redes sociais do movimento, de um áudio editado do jornalista Carlos Aros, que, fora de contexto, teria sugerido que o comunicador negou os atos de 8 de janeiro de 2023.
Segundo a sentença da juíza Marina San Juan Melo, da 5ª Vara Cível de Santo Amaro, assinada no último dia 6 de junho, o conteúdo postado pelo Sleeping Giants foi manipulado de forma “descontextualizada e sem autorização”. A magistrada entendeu que houve “recorte malicioso” do trecho da fala de Aros.
A juíza destacou que, na transmissão original da Jovem Pan, os comentaristas da emissora “condenaram os excessos” ocorridos nos atos de 8 de janeiro de 2023, mas que a edição feita pelo movimento distorceu o conteúdo, induzindo o público a erro, dando a entender que os profissionais da emissora teriam negado os fatos ocorridos na manifestação.
Para a magistrada, a conduta do Sleeping Giants configurou divulgação de fake news e extrapolou o limite da liberdade de expressão.
– Tal conduta não se enquadra no exercício regular da liberdade de expressão ou de crítica jornalística, mas sim na divulgação de informação falsa, fake news, com potencial lesivo à imagem da empresa de comunicação – declarou.
Além do pagamento da indenização de R$ 25 mil, a sentença determinou a retirada definitiva do conteúdo das redes sociais do Sleeping Giants e o pagamento de 10% de honorários para a defesa da Jovem Pan.
Leia também1 Empresário encontrado morto em buraco pode ter sofrido mata-leão
2 Brasileiro e ativistas do navio de Greta podem ficar um mês presos
3 Musk lamenta algumas coisas que disse sobre Trump: 'Longe demais'
4 Nego Di e sócio são condenados a 11 anos de prisão por estelionato
5 Michael Tait quebra o silêncio após acusações de abuso