Leia também:
X Maia: ‘Câmara decidirá sobre Flordelis na próxima semana’

Sindicatos perdem quase 1 milhão de filiados na gestão Bolsonaro

Entidades trabalhistas tiveram prejuízo nos últimos dois anos

Gabriela Doria - 26/08/2020 19h24

Sindicatos perderam 11,2% de seus filiados Foto: Reprodução

Os sindicatos brasileiros perderam 951 mil filiados só no ano de 2019, primeiro ano do governo Jair Bolsonaro. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A queda é significativa e agora apenas 11,2% dos trabalhadores estão contribuindo com a manutenção de seus sindicatos. Isto equivale a 10,6 milhões de trabalhadores filiados. Em 2018 esta taxa era de 12,5% e havia cerca de 11,5 milhões de filiados em todo o país.

A diferença entra 2018 e 2019 é importante e mais da metade delas, 531 mil, trabalhavam no grupamento “administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde e serviços sociais”.

A taxa de sindicalizados do setor público também caiu de 25,7% para 22,5%.

A queda na sindicalização está diretamente relacionada à reforma trabalhista aprovada em 2017, que desobriga a contribuição sindical anual, afetando sobretudo os celetistas. Ainda assim, é possível dizer que a reforma atingiu também os servidores públicos.

– Num primeiro momento, as atividades com mais contratos celetistas tiveram maiores quedas em 2018, porém a perda nos recursos e capacidade de organização e mobilização das centrais sindicais pode, também, ter afetado o setor público – apontou a analista do IBGE Adriana Beringuy.

Outro fator que contribuiu para esta queda foram as aposentadorias. Ainda antes da reforma da Previdência, muitos servidores optaram por adiantar o processo para que não fossem incluídos na nova regra.

– No primeiro semestre, houve mais pedidos de aposentadoria no setor público do que em todo o ano de 2018. Os servidores mais antigos costumam ser associados a sindicatos, e suas aposentadorias representaram uma queda na taxa de sindicalização – afirmou.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.