Senadores querem ‘devassa’ em verbas dadas a governos locais
Aliados do presidente acionaram tribunais de contas
Pleno.News - 13/05/2021 19h00 | atualizado em 13/05/2021 19h03
Em menor número na CPI da Covid, os senadores governistas têm trabalhado para pressionar a comissão a investigar os repasses federais a estados e municípios. Como resultado, Tribunais de Contas dos Estados, dos Municípios e da União receberam ofícios solicitando dados sobre investigações de gastos relacionados ao enfrentamento do coronavírus.
De autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI), o requerimento foi aprovado no final de abril. Na justificativa, ele afirma que as informações prestadas vão ajudar a acelerar o processo investigativo.
– Evitará que sejam duplicados esforços no sentido de se iniciarem investigações que já estão em curso, favorecendo, assim, a eficiência, tanto das Cortes de Contas quanto da própria CPI – escreveu.
O ofício pede a cópia integral de todas as investigações, em qualquer fase, bem como de todos os relatórios de auditorias e inspeções sobre recursos federais repassados aos estados, Distrito Federal e municípios de até 200 mil habitantes para o combate da Covid-19, além dos bancos de dados criados eventualmente criados pelos por órgãos policiais.
Segundo o Estadão apurou, alguns tribunais precisaram pedir mais prazo para levantar todas as informações. Os requerimentos às Cortes de Contas fazem parte de um movimento mais amplo para apurar o uso feito por gestores locais dos recursos federais na pandemia.
Governadores e prefeitos também foram cobrados a apresentar todas as notas fiscais e de empenho e extratos e ordens bancárias relacionadas a compras e contratações para enfrentamento da crise sanitária, com ou sem licitação.
Em outra frente, as Diretorias Gerias das Polícias Civil e Federal, as Procuradorias Gerais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal, o Ministério Público Federal e a Controladoria Geral da União (CGU) foram acionadas para que compartilhem toda a documentação de inquéritos ou investigações, em qualquer fase, sobre a aplicação dos recursos federais.
*Estadão
Leia também1 CPI: Advogado vai ao STF para Pazuello poder ficar em silêncio
2 Ministro Fábio Faria "derruba" narrativa sobre vacina da Pfizer
3 PGR: 'Convite a subprocuradora para ir à CPI seria afronta ao MP'
4 Renan "sente a pressão" e diz a Bolsonaro: 'Pare com a baixaria'
5 Augusto Nunes 'detona' Renan: 'Cafajeste juramentado'