Leia também:
X Rio: Carros com IPVA atrasado não poderão ser apreendidos

Senador José Serra defende parlamentarismo no Brasil

Para senador, modelo presidencialista já estaria esgotado no país

Henrique Gimenes - 09/10/2017 17h28

Senador José Serra afirma que Brasil deveria adotar modelo parlamentarista Foto: AIG-MRE/Jessika Lima

O senador José Serra afirmou, nesta segunda-feira (9), que o Brasil deveria adotar o sistema parlamentarista. Para o senador, o modelo poderia ser uma solução para crises políticas no país. A declaração foi dada durante participação em um debate em São Paulo.

Segundo o senador, há diversas propostas do modelo que poderiam ser adotadas no país. Para Serra, o Brasil ter passado por dois impeachments mostra que o modelo atual no país já está esgotado.

– No parlamentarismo, mudar de governo é solução. No presidencialismo, é crise. No parlamentarismo, não haveria isso. Você tem um presidente da República, mas ele não entra na tarefa de governo no dia a dia. Essa tarefa é desempenhada por um primeiro-ministro, que forma uma maioria no Congresso – afirmou.

O senador também afirma que vê uma boa chance do parlamentarismo ser adotado nos próximos anos. Para ele, é necessário que haja um debate no país.

– Eu trabalho com a ideia de que possamos implantá-lo a partir de 2022. Minha ideia é que cheguemos com uma proposta que possa ser implantada a partir de 2022 – disse.

LEIA TAMBÉM
+ Presidente Michel Temer sanciona Reforma Política
+ Reforma política: Veja o que vai mudar nas eleições 2018

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.