Saúde vai trocar gotinha contra poliomielite por vacina injetável
A mudança deve começar a partir do próximo ano
Pleno.News - 16/06/2023 17h39
A vacina contra poliomielite é aplicada em gotinhas, mas há uma discussão no Ministério da Saúde para substituir a vacina oral por injetável, que é uma versão mais aprimorada do imunizante.
Crianças menores de um ano recebem duas doses da vacina contra a paralisia infantil. A partir do próximo ano, a pasta começará a fazer a substituição e, de forma gradual, mudará em todo o país. As informações são da CNN.
Quem estuda essa viabilidade é a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações (CTAI). De acordo com eles, mesmo tornando a vacina injetável, o personagem Zé Gotinha, mascote da campanha contra a doença, não sairá de cena.
Desde 1989 não há notificação de caso de pólio no Brasil, mas as coberturas vacinais contra a doença sofreram quedas sucessivas nos últimos anos. Em todo o Brasil, a cobertura ficou em 77,19% no ano passado, longe da meta de 95% para esta vacina.
Diante destes números, na semana passada, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, convidou a população brasileira a atualizar a caderneta de vacinação.
Leia também1 Malafaia diz que governo Lula é "réu confesso" em CPMI; veja
2 Seminário da Igreja Atitude irá abordar importância da inclusão
3 Lula e Arthur Lira tiveram outro encontro fora da agenda oficial
4 Mauro Cid pede ao Supremo autorização para não ir à CPMI
5 Matheus Ceará anuncia pausa na carreira para cuidar da saúde