Leia também:
X Mãe se passa pela filha de 12 anos e faz pedófilo ser preso

Saúde Sem Fake News ajuda na campanha de vacinação

Ministério da Saúde intensifica esclarecimento sobre a vacina contra sarampo

Pleno.News - 14/09/2018 10h14 | atualizado em 02/09/2019 15h23

O Ministério da Saúde acaba de lançar uma ação de combate as fake news na área da saúde. A iniciativa partiu da preocupação devido à redução do índice de vacinação nacional ter sido impactado pelas notícias falsas relacionadas às vacinas. Segundo o Ministério, “ao longo dos anos, a disseminação das mentiras e enganos ganharam velocidade e amplitude demandando novas estratégias para levar informação qualificada ao público”.

Uma das estratégias foi criar mais um canal de comunicação por meio do aplicativo Whatsapp. Desta forma, será possível que o cidadão verifique se um texto ou imagem que circula nas redes sociais é verdadeiro ou falso. Basta acessar (61) 99289 4640.

Veja alguns exemplos de informações incorretas repassadas pela Internet:

USO DO CELULAR NO ESCURO E CÂNCER DE OLHO
O texto intitulado USO DO CELULAR NO ESCURO está repleto de informações equivocadas e sem comprovação científica. Não existem estudos científicos mostrando que o uso do celular, seja à noite ou durante o dia provoque maculopatia (que o texto erroneamente classifica como câncer no olho), catarata, olho seco, degeneração macular ou perda de visão.

CURA DA DIABETES COM CÁPSULA NATURAL
Este site é falso e a mensagem também! Portanto é uma fake news, não compartilhe! Muitos sites publicadores de fake news têm nomes parecidos com endereços de sites de notícias. Portanto, sempre avalie o endereço e verifique se o site é confiável.

VACINA ANTICÂNCER
Não existe vacina anticâncer. O próprio Hospital Sírio-Libanês citado na mensagem já desmentiu essa Fake News, que circula desde 2008.

BANANAS COM VÍRUS HIV
A banana não seria um meio externo com condições propícias para transmissão do vírus do HIV, assim como não há chance de contrair o HIV por contato com roupas, objetos (copos, talheres, vaso sanitário) ou outros alimentos.

EFEITOS DA GLÂNDULA DA PRÓSTATA
A notícia que circula nas redes sociais sobre os efeitos da glândula da próstata na saúde dos homens é falsa.

BACTÉRIAS NOS FEIJÕES
A Fiocruz esclarece que, de acordo com as mensagens veiculadas, “nem mesmo água fervente poderia eliminar o microrganismo e só seria possível fazê-lo deixando o feijão submerso em água com meio copo de vinagre durante 15 minutos”. O pesquisador do Laboratório de Tecnologia Recombinante (Later) e do Programa de Biofármacos de Bio, Jose Procópio Moreno Senna, esclarece que, no caso dos boatos envolvendo a presença de tais supostas “superbactérias” no feijão, um cozimento na panela de pressão seria suficiente para matar qualquer tipo de bactéria comum. “A panela de pressão funciona como uma autoclave – aparelho empregado para a esterilização de bactérias usadas em laboratório”, explica.

Saiba também como identificar uma notícia falsa. O Ministério da Cultura aponta oito passos para analisar o que pode ser uma informação falsa. Clique aqui!

Fonte: Ministério da Saúde

 

Leia também1 Campanha de vacinação é prorrogada até 14 de setembro
2 Ministério da Saúde confirma 8 mortes por sarampo
3 Palhaços nas ruas promovem doação de sangue

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.