Leia também:
X Empresário é condenado a 10 anos de prisão pela Lava Jato

Sarampo na Venezuela faz Roraima antecipar vacinação

País registrou 23 casos suspeitos e campanha foi adiantada para esta semana

Camille Dornelles - 05/03/2018 14h54 | atualizado em 06/03/2018 13h03

Campanha de vacinação é antecipada em Roraima Foto: Fernando Bizerra Jr.

O estado de Roraima anunciou, nesta segunda-feira (5), que a campanha de vacinação contra sarampo foi antecipada e começa no próximo sábado (10). O motivo é o surto da doença registrado na Venezuela.

Até agora, o governo brasileiro contabilizou 23 casos suspeitos e seis confirmados em Roraima, todos de venezuelanos. Segundo o Ministério da Saúde, é melhor antecipar uma campanha de vacinação estadual do que tentar combater mais casos pelo país.

– O estado tem 100 mil doses da vacina tríplice viral em estoque para imunizar pelo menos 80 mil pessoas em todo o estado só no dia D. Também pedimos ao Ministério um total de 420 mil doses – registrou a coordenadora-geral de Vigilância em Saúde, Daniela Souza.

A Europa também registrou um surto de sarampo nas últimas semanas. Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) no mês passado mostrou que os casos da doença aumentaram 400% só no ano passado.

O sarampo é de alta contagiosidade e potencialmente grave. Pode evoluir para complicações, principalmente em crianças. Desde 2015, nenhum caso de sarampo era registrado no Brasil. Geralmente a vacina é ofertada durante a Campanha de Multivacinação, em setembro.

As doses são ofertadas até o dia 10 de abril. Todas as pessoas entre seis meses e 49 anos de idade, que ainda não foram vacinadas devem comparecer a um dos postos de saúde municipais.

Leia também1 Secretário de Saúde esclarece dúvidas sobre a febre amarela
2 Ministério da Saúde confirma 237 mortes por febre amarela
3 OMS: Casos de sarampo quadruplicam na Europa

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.