Leia também:
X Mourão ao STF: ‘Tem de saber o tamanho da sua cadeira’

Saiba quem são os criminosos mais procurados do Brasil

Nomes constam na lista atualizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública

Paulo Moura - 07/05/2020 14h57 | atualizado em 07/05/2020 15h09

Veja quem são os criminosos mais procurados do Brasil Foto: Reprodução/MJSP

Uma ferramenta que tem sido utilizada para auxiliar o trabalho do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em uma integração da pasta com a população, é a chamada Lista de Procurados Nacional. Nela, através de metodologias próprias do MJSP, são definidos os nomes dos criminosos mais perigosos do país.

Segundo o ministério, a lista tem como premissas a existência de mandado de prisão aguardando cumprimento, envolvimento em crimes graves e violentos, participação direta ou indireta em organização criminosa, não constar na Lista da Interpol (Difusão Vermelha), além de diversos outros critérios.

Para colaborar, o MJSP afirma que o cidadão pode ajudar com denúncias e informações, através dos números de Disque-Denúncia das Secretarias de Segurança Pública dos Estados-membros (disque 190). Nos últimos dias, a pasta definiu seis dos nomes mais perigosos e passou a divulgar pelas redes sociais.

Confira os detalhes sobre cada um deles:

LUCIANO CASTRO DE OLIVEIRA, O “ZEQUINHA”

Luciano Oliveira, o Zequinha Foto: Reprodução/TV Globo

Segundo o MJSP, Luciano foi condenado em 1992 por roubo ao Banco Comercial Industrial (BIC), em Campinas (SP). Em 1994, ele foi libertado por indulto presidencial. Também foi condenado, em outros processos judiciais, por porte ilegal de arma, uso de documento falso, roubo, formação de quadrilha, latrocínio, extorsão e sequestro.

Em 2005, foi preso novamente por formação de quadrilha e uso de nome falso. A quadrilha estava cavando um túnel em direção a um banco em São Paulo. Logo em seguida, obteve liberdade.

Em 2006, foi investigado pela tentativa de furto ao ABN Amro Banco em Assunción, no Paraguai, igualmente por meio de túnel. É suspeito de coordenar o ataque ao carro-forte da empresa Protege na região de Itupeva (SP), em 2017.

JUVENAL LAURINDO, O “CARCARÁ” OU “CARCA”

Juvenal Laurindo, o Carcará Foto: Reprodução

Juvenal é conhecido por ter participado do assalto, em 2005, ao Banco Central em Fortaleza (CE). Foi também condenado por receptação e formação de quadrilha em Mogi das Cruzes (SP).

Além disso, é suspeito de ter cometido roubo à maior mineradora de diamantes da América Latina, em Nordestina (BA), e de ter participado da explosão da lotérica do município de Independência (CE).

SONIA APARECIDA ROSSI, A “MARIA DO PÓ”

Sonia Aparecida, a Maria do pó Foto: Reprodução

Considerada a maior traficante de cocaína da região de Campinas (SP). Abastece favelas em São Paulo com a droga
oriunda da Bolívia.

Sonia também é suspeita de envolvimento no desaparecimento de 340kg de cocaína do Instituto Médico Legal (IML) de Campinas (SP).

DAVI MARQUES DOS SANTOS

Davi Marques dos Santos Foto: Reprodução

Apontado como participante nas ações de invasão à base de valores da Prosegur, em Ciudad del Este, no Paraguai, em 2017.

Outro crime em que Davi teria participado é um roubo ao centro de uma rede de distribuição de eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos no interior de São Paulo. Também é suspeito de ter participado de roubo no aeroporto de Blumenau (SC).

DIEGO MOURA CAPISTRANO, O “JOVEM”

Diego Moura Capistrano, o Jovem Foto: Reprodução

Diego é mais um dos criminosos condenado pela participação no assalto à Prosegur em Ribeirão Preto (SP), em 2016. Ele responde a crimes contra o patrimônio, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

LEANDRO CHARIAS DA SILVA, O “NÊGO CHARIA”

Leandro Charias, o Nêgo Charia Foto: Reprodução

Leandro é suspeito de participar de roubos a agências do Banco do Brasil e do Banco Bradesco, entre 2014 e 2016 e responde aos crimes de extorsão mediante sequestro, geralmente a gerentes de bancos, e organização criminosa.

Leia também1 Mourão ao STF: 'Tem de saber o tamanho da sua cadeira'
2 Desembargadores do TJBA que venderam decisões viram réus
3 Justiça nega pedido do MP para "lockdown" no Amazonas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.