Leia também:
X Bebê Testemunha de Jeová segue na UTI após transfusão

Saiba como é a sala de Estado-Maior para a qual Lula pode ir

Sala é parecida com a cela especial na qual o petista está preso na sede da PF

Jade Nunes - 27/04/2018 11h41

A sede da Polícia Federal em Curitiba Foto: Reprodução/TV Globo

A Polícia Federal entrou com um pedido, na última sexta-feira (20), para transferir Lula da cela especial montada na sede da instituição em Curitiba, no Paraná.

O requerimento será analisado pela juíza Carolina Moura Lebbos. Apoiadores do ex-presidente querem que ele fique em uma “sala de Estado-Maior”, em uma das unidades das Forças Armadas.

Mas o que diferencia uma “sala de Estado-Maior” de uma cela comum?

De acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF), o Estado-Maior é formado pelo “grupo de oficiais que assessoram o comandante de uma organização militar (Exército, Marinha, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar)”.

Desta forma, a sala que leva este nome é “o compartimento de qualquer unidade militar que possa por eles ser utilizado para exercer suas funções”. Além disso, ela costuma ser destinada a advogados e juízes presos.

Algumas características físicas também a tornam diferente. O local precisa ter banheiro próprio, camas e janelas sem grades, com possibilidade de abertura total.

Onde Lula está detido é bem parecido. O espaço possui 15 metros quadrados, conta com cama de solteiro, uma TV, armário embutido, mesa com cadeira, banheiro com chuveiro quente e duas janelas livres.

Leia também1 Juíza não vê urgência e nega exame médico para Lula
2 Ex-ministro do PT, Palocci acerta delação premiada
3 Moro decide manter processo de Lula do sítio em Atibaia

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.