Rosa Weber vai visitar presos do 8 de janeiro nesta segunda-feira
A visita se dá após uma reunião entre senadores da oposição e a presidente do STF
Leiliane Lopes - 06/03/2023 16h56 | atualizado em 06/03/2023 17h41

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) é aguardada, nesta segunda-feira (6), no Complexo Penitenciário da Papuda e na Penitenciária Feminina do Distrito Federal (Colmeia), onde estão os presos pelos atos de 8 de janeiro.
A visita se dá após um pedido dos senadores Rogério Marinho (PL-RN), Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Magno Malta (PL-ES) que no dia 24 de fevereiro se reuniram com ela após detectarem a situação a qual os manifestantes estão submetidos dentro das penitenciárias.
Os senadores pedem para que Weber faça a mediação com o ministro Alexandre de Moraes, relator das investigações sobre o ataque às sedes dos Três Poderes, para que ele aceite receber os senadores para tratarem da situação.
– A alta ocupação dos presídios reflete diretamente na qualidade do serviço de alimentação e de saúde, conforme verificado in loco. Ademais, preocupa-nos a falta de informações acerca da individualização das responsabilidades dos envolvidos – diz trecho do pedido assinado pelos senadores.
Das 1.406 pessoas detidas, 655 foram liberadas e responderão ao processo em liberdade, mas cumprindo medidas cautelares. As demais continuam presas.
Leia também1 Âncora da CNN dá à luz no chão do banheiro: 'Momento intenso'
2 Vídeo: Esposa de Rui Costa chora durante sabatina na Bahia
3 USP: Aluna que usou verba volta às aulas em sala separada
4 Direita tem mais engajamento nas redes que a esquerda
5 Após ser chamada de "senhora", mulher esfaqueia três pessoas