Leia também:
X Justiça adia acordo que repara danos ambientais em Mariana

RJ: Carros apreendidos podem ser retirados sem IPVA pago

Conheça as regras da nova decisão do DETRAN-RJ

Ana Luiza Menezes - 20/04/2018 20h42 | atualizado em 20/04/2018 20h44

Motoristas poderão reaver carros apreendidos mesmo sem IPVA quitado Foto: Foto: Eduardo Saraiva/ A2IMG

No Rio de Janeiro, motoristas que tiveram seus carros apreendidos poderão fazer a retirada do veículo mesmo se não pagaram o IPVA. Será necessário apenas a quitação das taxas de emissão do certificado de vistoria anual e do Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

O pagamento do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) também é obrigatório e deve ser feito por meio do site da Seguradora Líder.

Há isenção da taxa de licenciamento anual para os automóveis particulares, com até cinco anos de fabricação. Mas isso só vale se os carros forem destinados a cinco passageiros e desde que sejam movidos a gasolina, etanol ou Gás Natural Veicular (GNV). Nestes casos, o Detran-RJ informa que o pagamento do Duda deverá informar o código 034-5, no valor de R$ 55,72, referente apenas à taxa de emissão do CRLV.

Para os veículos com mais de 5 anos de uso, será necessário recolher os Dudas correspondentes a cada ano em débito, sob o código 051-5, no valor de R$ 195,02 por cada ano, incluindo as duas taxas: CRLV e vistoria anual.

Com as taxas pagas, o dono do veículo pode solicitar a emissão do Nada Consta para retirar o veículo do depósito. Basta acessar o site DETRAN-RJ para obter os papéis. Sem esse procedimento, o carro não poderá ser liberado. Porém, se o dono pagar o IPVA, assim como as taxas requeridas, não precisará informar o pagamento no site do Detran-RJ para liberação do veículo.

 

Leia também1 Passageiros ajudam jovem que estava com o cartão bloqueado
2 MPSP vai investigar ex-governador Geraldo Alckmin

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.