Leia também:
X Homem finge ser agente da PF em busca de Lázaro e é preso

Reservatórios devem atingir menor nível desde 2001, diz ONS

Hidrelétricas de Sudeste e Centro-Oeste devem chegar a novembro com armazenamento de 10,3%

Thamirys Andrade - 20/06/2021 13h13

Usina hidrelétrica de Ilha Solteira, em São Paulo Foto: Eduarto Monteiro/TV TEM

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avaliou que os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e do Centro-Oeste devem terminar o ano em uma situação “preocupante”, embora suficiente. Essas regiões são responsáveis por 70% de toda a energia produzida no país.

De acordo com o diretor-geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi, os reservatórios devem chegar a novembro (quando inicia a estação chuvosa) com 10,3% da capacidade, o menor nível em 20 anos. Atualmente, o armazenamento é de 30,8%.

Essa será a pior seca desde 1931, quando os indicadores passaram a ser medidos. Ciocchi salientou, porém, que se o plano de ações do governo for bem sucedido, haverá meios de assegurar o fornecimento de energia.

Entre as medidas já adotadas pelo governo e agências reguladoras estão a autorização do uso de usinas termelétricas adicionais, flexibilização das operações de alguns reservatórios, autorização para importação de energia da Argentina e Uruguai, restrição do uso da água de algumas bacias hidrográficas, e aplicação em junho da bandeira “vermelha patamar dois” nas contas de luz, com cobrança adicional de R$ 6,24 para cada 100 kWh de energia consumidos.

– Com essas ações, a gente garante que chega ao final do ano com energia e potência necessárias para o consumo da sociedade – afirmou Chiocchi em audiência pública na última semana na Comissão de Minas e Energia da Câmara.

A entidade considera que sem tais medidas, os reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste chegarão a novembro com apenas 7,5% da capacidade.

Leia também1 Procon-SP notifica bancos por brechas exploradas por ladrões de celulares
2 Eletrobras dispara 7% após sinal verde para privatização
3 ANS: Suspensão da venda de 8 planos de saúde entra em vigor
4 Real se torna a 12ª moeda que mais se fortalece no mundo
5 Paulo Guedes defende redução no desperdício de alimentos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.